Diástase na gravidez é uma condição muito comum, que pode ocorrer em até 60% das mulheres, tanto durante a gestação quanto no parto.
Normalmente, os músculos do reto abdominal retornam a sua posição de origem em até 6 meses.
Porém, e se isso não acontecer?
Em alguns casos, os músculos não conseguem se reaproximar naturalmente, e um tratamento é necessário.
Mas, será que há como evitar a diástase na gravidez? O que causa ela?
Vamos descobrir hoje! Nós da Dream Plastic, a clínica mais recomendada pelas mulheres, iremos te contar tudo sobre o assunto.
Vamos lá.
O que é diástase na gravidez?
A diástase na gravidez é quando os músculos do reto abdominal são separados, para que o útero tenha espaço para se expandir e acomodar o bebê em crescimento. Depois do parto os músculos devem se reaproximar, quando isso não acontece, gera sintomas como fraqueza muscular e pele flácida ou com irregularidades.

Os músculos do reto abdominal, como podem ser vistos na ilustração acima, são unidos por uma estrutura chamada de linha alba. E é esperado que essa região se recupere sozinha.
Quando isso não acontece, a condição leva o nome de DMRA (diástase dos músculos retos abdominais).
O que causa diástase na gravidez?
Os principais fatores que causam diástase na gravidez são:
- Tempo curto entre gestações;
- Gravidez de gêmeos;
- Obesidade;
- Idade superior a 35 anos;
- Bebê com mais de 4kg;
- Alta produção de líquido amniótico.
Além disso, o sedentarismo durante a gestação e após o parto também influenciam na força muscular de todo o corpo.
Como identificar?
Se você procura por como identificar diástase na gravidez, observe se possui um ou mais dos sintomas abaixo:
- Bastante flacidez na pele da região abdominal
- Proeminências ou afundamentos na barriga, principalmente ao redor do umbigo;
- Fraqueza nos músculos do abdômen e das costas;
- Incontinência urinária ao realizar algum esforço, como ao espirrar ou tossir;
- Dor na pelve ou lombar;
- Dor durante as relações sexuais;
- Prisão de ventre;
- Dificuldade para levantar objetos.
Ao sentir esses sintomas, há um teste bem simples que se pode fazer em casa mesmo: coloque dois dedos acima e abaixo do umbigo e faça força como se estivesse fazendo um abdominal. Se ao contrair os músculos, o dedo não se mover, é bem possível que esteja com diástase na gravidez.
Então, a recomendação é que procure por um médico, para que comece o tratamento certo assim que possível.
Existem formas de prevenção?
Aprenda abaixo como evitar diástase na gravidez:
- Realizar atividades físicas de baixo impacto e que sejam especificamente focadas na região do abdômen e do assoalho pélvico, como pilates e natação;
- Manter-se com uma boa postura, para evitar o enfraquecimento dos músculos;
- Seguir uma alimentação balanceada, com boas fontes de proteína e ingerir bastante água;
- Ficar dentro da faixa de peso indicada para cada período;
- Usar cintas ou faixas abdominais caso saiba que tem tendência a diástase na gravidez.
Aqui, é importante falar que alguns exercícios em específico não são recomendados, como as abdominais tradicionais, que utilizam cargas muito pesadas, as pranchas e as em que o tronco rotacione para os lados ou arqueie para trás.
Quais são as melhores formas de tratamento?
A melhor forma de tratamento vai depender do grau de separação dos músculos. No geral, as recomendações são exercícios físicos específicos para o fortalecimento da região, pilates e a cirurgia abdominal.
A cirurgia de abdominoplastia é indicada para casos em que a diástase não melhora com os exercícios ou o grau de separação é grande.
Ela também é muito escolhida pelas mulheres que procuram por resultados mais rápidos ou aproveitar para melhorar a estética corporal.
Na abdominoplastia, o médico coloca os músculos na sua posição correta e remove o excesso de pele flácida, entregando um corpo mais funcional, modelado e harmônico.
Para saber ainda mais sobre o tratamento para diástase, é só clicar nesse link!
Priorize sua saúde e autoestima!
Como vimos até aqui, a diástase na gravidez é comum, mas de vez em quando ela requer um tratamento, para que a mulher não sofra de alguns sintomas que ela pode trazer.
A sua saúde, tanto física quanto mental, deve ser sempre uma prioridade, afinal, quando estamos saudáveis, podemos conquistar tudo aquilo que almejamos, não é mesmo?
Então, se você acredita que está com diástase, não deixe para depois. A cirurgia de abdominoplastia é uma solução definitiva e tem o incrível bônus de te deixar com a barriga chapada.
Olha esse antes e depois de uma paciente da clínica Dream Plastic:

É importante falar que não é qualquer cirurgia que entrega um antes e depois como esse. Para isso, você precisa de uma clínica que entregue RESULTADO e SEGURANÇA.
Como? Através de alguns fatores, como a clínica e o médico cirurgião serem especialistas em Cirurgia Plástica, com muita experiência e resultados comprovados, operações feitas apenas em hospitais e oferecer uma estrutura completa e avançada de pós-operatório.
Aqui na Dream Plastic, pensando em oferecer o melhor tratamento para as nossas pacientes, nós cumprimos com tudo isso e muito mais!
Aí você pensa: “Nossa, mas então deve ser muito caro, né?”
E a resposta é não! Nossos valores são acessíveis e temos formas de pagamento facilitadas, como até 18x no cartão de crédito e 15% de entrada mais até 24x no boleto para cirurgias programadas.
Não deixe para depois, dê o primeiro passo para saber se está com diástase na gravidez e como tratar. Clique no botão do WhatsApp e marque um horário com um de nossos especialistas, é rápido e sem compromisso.
Estaremos te esperando!