Para quem sonha em colocar silicone, a contratura capsular pode parecer um pesadelo.
Afinal, o encapsulamento da prótese é o principal risco na hora de colocar silicone. Mas mesmo sendo o mais recorrente, a rejeição do implante está longe de ser algo grave.
Apesar de incômodo e inestético, neste texto você vai descobrir que a contratura capsular é algo tratável e, em certa dose, normal e esperado de acontecer.
Nós somos a Dream Plastic, e estamos há mais de 18 anos realizando sonhos de milhares de mulheres. Hoje, iremos usar a nossa experiência de mais de 25 mil mamoplastias de aumento para te ajudar a saber mais sobre a rejeição da prótese.
- O que é Contratura Capsular?
- A contratura capsular é grave?
- Quais os sintomas de contratura capsular?
- A cápsula fibrosa da prótese de silicone tem algum benefício?
- Qual o diagnóstico da contratura capsular?
- Como evitar a contratura capsular?
- Qual o tratamento da contratura capsular?
- Por que você não deve se preocupar com a contratura capsular?
O que é Contratura Capsular?
A contratura capsular é uma reação exagerada do organismo a um corpo estranho. Durante a cicatrização da prótese, é criada uma espécie de cápsula ao redor do implante que ajuda a “assentar” o silicone, porém pode haver um encapsulamento exagerado, resultando em dores, distorção e endurecimento da mama.
No geral, toda vez que o organismo detecta algum corpo estranho – sejam pinos, implantes dentários, marca-passos ou próteses de mama –, a sua reação natural é tentar expulsá-lo ou absorvê-lo.
E, já que não é possível expelir ou absorver a prótese, o nosso corpo cria essa película conhecida como contratura capsular na mama.
Ou seja, a contratura no silicone é uma ação comum de defesa do sistema imunológico, que acontece em qualquer mulher ao colocar silicone nos seios.
IMPORTANTE
Poucas mulheres sabem, mas esse encapsulamento da prótese mamária, nas devidas proporções, tem uma função importantíssima: fixar a prótese na mama e deixar o resultado mais consistente.
O encapsulamento do silicone esperado, responsável por “enraizar” a prótese no tecido, leva em torno de 4 meses para ocorrer. Mas fique tranquila, na maioria dos casos, a cápsula fibrosa da prótese silicone se forma na medida exata, só para fixar o implante.
O que é a rejeição do silicone?
Ao detectar um corpo estranho, como um implante mamário, o nosso organismo tem uma ação de defesa comum, que consiste em criar uma membrana ao redor da prótese, a fim de deixá-la isolada. Esse é um processo natural e esperado, porém em alguns casos, essa ação se dá de forma exagerada resultando na rejeição do silicone.
E é importante lembrar sempre que a rejeição de implantes não acontece somente com a prótese de silicone, qualquer corpo estranho, desde pinos à implantes dentários podem ser rejeitados pelo corpo.
A contratura capsular é grave?
A contratura capsular não é grave e só se torna um problema quando a cápsula formada endurece e deforma a mama, deixando o resultado alterado de forma visível a olho nu. Apesar de ser considerado um risco, o encapsulamento do implante não oferece perigo à saúde da paciente.
A prótese encapsulada se torna um problema quando a cápsula formada pelo organismo se dá numa intensidade muito maior do que deveria. Isso deixa a região endurecida e altera o formato da prótese de forma visível a olho nu. Apesar de ser considerado um risco, o encapsulamento de prótese mamária NÃO tem nenhuma gravidade e não oferece perigo à saúde da paciente.
Mas essa é uma situação que causa dor e pode afetar o seu resultado. Por isso, o ideal é buscar o tratamento.
De acordo com artigo publicado pela Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, além da reação exagerada do organismo, outros fatores podem estar relacionados com a contratura da prótese de silicone, como:
- Traumas
- Hematomas
- Infecção
- Vazamento de silicone
O que pode ocorrer caso haja rejeição da prótese?
Quando ocorre a rejeição do silicone a mama fica endurecida, com uma alteração visível do formato dos seios, pode haver incômodo e dor ao tocar o local. Contudo, por mais que haja desconforto, essa não é uma situação que oferece riscos à saúde da paciente.
Quais os sintomas de contratura capsular?
De modo geral, na contratura capsular na mama, os sintomas são leves e quase imperceptíveis. Começam a ser reparados com pequenos incômodos nos seios. Porém, os sintomas de contratura capsular na prótese silicone podem ficar mais fortes, sendo caracterizados por:
- Endurecimento da mama
- Assimetria, ou seja, tamanho diferente entre os seios
- Ondulamentos pequenos e visíveis na superfície da prótese
- Dor na região
Muitas mulheres relatam pontadas na mama após Mamoplastia e acreditam que isso é sintoma. Algumas chegam a ser mais específicas, dizendo que estão com contratura capsular submuscular ou uma contratura muscular de silicone.
O que não é verdade. Não tem como confirmar o diagnóstico após sentir pontadas na mama, é preciso passar por avaliação médica e fazer exames.
Porém, se ao ter contratura capsular, sintomas estiverem muito intensos, saiba que isso pode até gerar o rompimento do implante em casos mais extremos. É importante ressaltar que os sintomas de contratura silicone quase sempre se manifestam apenas em uma mama. Raramente há casos de mulheres que relatam, por exemplo, a sensação da prótese de silicone endurecida nas duas mamas ao mesmo tempo.
E, independente de quais os sintomas de contratura capsular você está tendo, quando eles ocorrem, podem ser classificados em diferentes níveis, conforme veremos abaixo.
Qual o tipo de implante que influencia a rejeição da prótese?
O tipo de implante que mais possui incidência de contratura capsular é o liso, sendo raros os casos de próteses texturizadas que possuem rejeição do silicone, chegando a menos de 1%, este número é ainda menos em próteses microtexturizadas e revestidas em poliuretano.
Conforme a tecnologia avança, as empresas apostam ainda mais em próteses que diminuíram as incidências de rejeição e outros riscos das próteses, como o rompimento do implante.
Só para você ter um parâmetro, antigamente o número de contratura capsular era de cerca de 50% dos casos, e como dissemos, atualmente esse número é por volta de 1%.
Muito depende da tecnologia utilizada pela marca do silicone, se é uma prótese com textura ou micro textura, ou se ainda é a prótese de poliuretano. Nos links você descobre tudo sobre as melhores marcas e como funciona esse tipo de prótese.
A cápsula fibrosa da prótese de silicone tem algum benefício?
A cápsula fibrosa da prótese silicone, na sua devida proporção, tem o objetivo de fixar o implante mamário, como se fosse o enraizamento dele no tecido. Esse processo leva em torno de 4 meses para ocorrer. E, na maioria das pacientes, ele acontece dentro do esperado e NÃO há rejeição da prótese.
Isso mesmo, como falamos, as chances de você desenvolver uma prótese encapsulada são menores que 1% com os implantes micro texturizados. E, aqui na Dream Plastic, nosso índice é ainda menor, não passa de 0,5%, ou seja, é muito raro.
A rejeição da prótese de silicone ocorre nas duas mamas?
Geralmente a rejeição da prótese é unilateral, ou seja, ocorre em somente uma das mamas, sendo raros os casos relatados de contratura em ambas as próteses. Ainda assim, é feito um acordo com o médico para a retirada das duas próteses, já que a paciente terá que ficar um tempo sem as mesmas.
Esse é um acordo comum, já que a maioria das mulheres não quer ficar com as mamas de tamanhos muito diferentes enquanto aguardam a liberação para colocar os implantes novamente.
Qual o diagnóstico da contratura capsular?
O diagnóstico da rejeição de prótese de mama é feito, inicialmente, pelo próprio médico. Isso após a paciente relatar os sintomas de rejeição do silicone. Para confirmar essa suspeita, ele pede exames de imagem, como ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou mamografia com prótese de silicone.
É claro que, normalmente, a própria paciente relata alguns sintomas de contratura capsular. E, ao passar no médico, ele acaba indicando os exames.
Normalmente, o próprio médico que faz o exame e assina o laudo, também indica o grau da contratura. Isso porque, ao constatar a contratura capsular na mama, ela é classificada por meio de uma escala com 4 níveis, conhecida como Baker.
Essa metodologia de classificação indica o nível de intensidade da contratura que pode ser:
- Grau I: mama macia, como se não tivesse prótese.
- Grau II: o seio fica minimamente endurecido e a prótese continua palpável.
- Grau III: nível moderado, a impressão é que a mama fica mais endurecida e apresenta certa assimetria.
- Grau IV: contratura grave, o peito fica bem endurecido, dolorido e com uma distorção bem mais visível.
Como evitar a contratura capsular?
Infelizmente, não é possível evitar ou prever a contratura no silicone. Isso é uma reação do organismo de cada pessoa. No máximo, o que o cirurgião plástico pode fazer é alertar que isso, eventualmente, pode acontecer e indicar um silicone de boa qualidade, com histórico de encapsulamento baixo.
O que você pode e deve é minimizar os riscos disso acontecer ao escolher uma prótese de silicone de boa qualidade, liberada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Além disso, mantenha a sua rotina de exames ginecológicos em dia. Sendo que, para mulheres com implante mamário, devem ser feitos anualmente.
E, claro, escolha uma clínica que, além de oferecer suporte completo do pré ao pós-operatório, ofereça garantia nesses casos. Essa é uma segurança a mais, que apenas as clínicas mais estruturadas do Brasil são capazes de oferecer.
A Síndrome Asia é um tipo de rejeição de prótese?
Não. A Síndrome Asia rejeita alguns tipos de corpos estranhos que entram em contato com o organismo, por exemplo, uma vacina, um anabolizante ou produtos de beleza. E, diferente da rejeição de prótese, não é possível confirmar o diagnóstico com exames de imagem. Além disso, ela é extremamente rara, tanto que nunca tivemos um caso comprovado com a doença.
Outro diferencial é que os seus sintomas não estão relacionados apenas com os seios. Há relatos de mulheres que sentem dores musculares, cansaço, perda de memória, queda de cabelo e febre. Saiba mais sobre a doença do silicone aqui!
Qual o tratamento da contratura capsular?
O tratamento varia de acordo com o grau da contratura na prótese de silicone. Sintomas mais suaves podem ser tratados de forma clínica, com medicamentos do tipo corticoides. Essa abordagem primária tem o objetivo de acalmar o sistema imunológico, fazendo com que ele reduza a formação da fibrose capsular.
Muitas vezes, essa ação acaba resolvendo e não é preciso fazer mais nada. Porém, quando o silicone encapsula de forma mais intensa, é necessário um tratamento cirúrgico.
- O cirurgião plástico retira o silicone encapsulado.
- Em seguida, ele limpa todo o encapsulamento do silicone. Quase sempre, ele retira a prótese em bloco, ou seja, o implante junto com a cápsula. Exceto quando ela está enraizada nos tecidos adjacentes, o que pode dificultar fazer dessa forma. Neste caso, ele retira por partes.
- Depois, o médico faz uma lavagem interna da mama.
- E, normalmente, em seguida, ele fecha a incisão sem colocar o implante novamente.
Após a cirurgia, a paciente fica sem prótese por cerca de 6 meses, pois isso reduz a possibilidade de desenvolver contratura novamente. Mas há casos em que o cirurgião plástico faz a limpeza e coloca a prótese na mesma hora.
No período que a paciente fica sem as próteses, ela normalmente deve tomar o corticoide indicado pelo médico para acalmar o seu sistema imunológico.
Depois, com as novas próteses fornecidas pelo fabricante, ela faz uma nova Mamoplastia de Aumento. Após esse processo, é extremamente raro que a paciente desenvolva uma nova contratura da prótese.
IMPORTANTE
Normalmente, a contratura é unilateral, ou seja, ocorre em apenas uma mama. Porém, no caso do tratamento cirúrgico, a paciente pode conversar com o cirurgião e combinar de retirar as duas próteses, já ela deverá ficar sem elas por, pelo menos, 6 meses.
Aqui na Dream Plastic, nós já realizamos mais de 25 mil cirurgias de próteses de silicone, e nunca tivemos um caso de paciente com contratura capsular nas duas mamas ou que teve o problema mais de uma vez.
Conheça a garantia da contratura capsular!
Os fabricantes de implantes oferecem garantia em caso de contratura e até ruptura da prótese de silicone. A cobertura varia, algumas são de 5 anos, outras de 10 anos e existem até as vitalícias.
Vale lembrar, que se a paciente desenvolver a contratura capsular, não significa que a prótese deu defeito. Apesar disso, muitas marcas oferecem garantia. Esse é apenas um benefício da marca ou importadora da prótese para a paciente.
No geral, as marcas fazem isso nos casos de contratura capsular de grau Baker III e IV. Já que, nos casos de prótese de silicone encapsulada com sintomas leves de grau I ou II não é necessário trocar o implante.
Saiba mais sobre qual a validade da prótese de silicone aqui!
É claro que para obter um novo par de silicones pela garantia do fabricante, é preciso comprovar a contratura capsular com imagens.
Isso não significa que você precisa mostrar fotos de contratura capsular na mama, mas sim apresentar exames de imagem, como Ultrassom e Mamografia, que comprovem a contratura e indiquem o grau Baker do seu caso.
Com a documentação em mãos, a empresa avalia e fornece um novo par de implantes do mesmo tamanho que você adquiriu anteriormente.
O custo hospitalar está incluso na garantia da prótese?
Além de não ser um defeito, a contratura capsular na prótese de silicone também não é um erro médico, já que essa é uma reação do próprio organismo. Por isso, apesar da paciente receber outro implante do fabricante, ela deverá arcar com os custos médicos e hospitalares.
Exclusivamente, no caso da Dream Plastic, as nossas pacientes têm uma vantagem garantida em contrato.
Nós temos uma garantia em casos de contratura e rompimento de até 2 anos, na qual a paciente não precisa pagar pelos honorários médicos ou da clínica.
No caso da paciente desenvolver contratura capsular nesse período, só será cobrada uma taxa em relação à anestesia e ao hospital, que inclusive é menor do que a cobrada normalmente.
Já que, devido aos anos de parceria, a Dream Plastic consegue negociar esse valor, e o desconto é repassado para a paciente. No geral, o custo fica em torno de 15% do valor pago na primeira cirurgia.
Por que você não deve se preocupar com a contratura capsular?
Apesar de a contratura capsular ser o principal risco da Mamoplastia de Aumento, as chances disso acontecer são inferiores a 1% nos casos da prótese microtexturizada. Na Dream Plastic, esse número é ainda menor, ficando em torno de 0,5%.
Mas isso só é possível graças à nossa seleção de próteses de primeira linha e, claro, à ampla experiência da clínica que realiza mais de 2.000 implantes mamários todos os anos.
O que reflete numa equipe mais bem preparada de cirurgiões, anestesistas, enfermagem e até fisioterapia.
Isso também nos permite criar protocolos mais eficazes para minimizar todos os riscos da prótese de silicone. E, quando isso acontece, nós conseguimos tratar de forma mais rápida.
No grupo da Dream Plastic reunimos mais de 120 mil mulheres, muitas delas realizaram o sonho da prótese de mama e compartilham suas experiências e resultados diariamente!
Quer fazer parte? É bem fácil, basta clicar no banner abaixo, responder 3 perguntinhas e aguardar sua liberação. Ah! O grupo é exclusivo para mulheres.
A chance de ter o silicone encapsulado é mínima
Atualmente, as chances do encapsulamento de prótese mamária ocorrer também são menores devido à tecnologia aplicada aos implantes. Mais precisamente do material que reveste os implantes.
No começo, as próteses tinham um revestimento liso, mas isso resultava num índice de contratura muito alto.
A tecnologia evoluiu e passamos a ter a prótese texturizada, o que diminuiu um pouco a incidência do problema.
Porém, apenas com o surgimento da prótese de silicone microtexturizada foi possível chegar a uma taxa de contratura menor que 1%.
Agora que você entendeu o que é contratura capsular e conhece todos os detalhes importantes de quando ocorre o encapsulamento da prótese silicone, sintomas, cuidados e até como tratar, já dá para perceber que o risco de você ter a prótese encapsulada é pequeno.
Mas caso isso aconteça, o melhor é contar com uma clínica bem estruturada e que ofereça um suporte nessas situações.
Essa é uma segurança que você pode ter com a Dream Plastic, afinal, além de termos profissionais experientes e uma estrutura de recuperação completa, a Dream ainda oferece benefícios únicos em casos de contratura.
É justamente por isso que somos a clínica mais recomendada pelas mulheres, com milhares de avaliações no Google Reviews.
“A clínica é super bonita e todos trabalham muito bem, coloquei prótese de mama e amei o resultado, a cicatriz ficou super fininha e pequena. Tive um ótimo atendimento com a enfermeira e a fisioterapeuta, são super atenciosas. Recomendo, clínica confiável para realizar os procedimentos ❤️” – G. Queiroz
Só na Dream Plastic você encontra os melhores cirurgiões, com uma equipe própria de anestesia, parceria com os melhores hospitais e suporte completo no seu pós-operatório, com central de urgência e emergência, equipe de enfermeiras experientes em recuperação de cirurgia plástica e uma central de ouvidoria própria.
Não perca mais tempo, agende seu horário na Dream Plastic e tenha certeza de receber a melhor estrutura para a sua cirurgia de silicone.
Para isso é bem fácil, basta clicar no ícone do WhatsApp no canto superior da tela e falar com nossa central de agendamentos.
Estamos te esperando!