Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Quais alimentos devem ser evitados após cirurgia? Veja indicações do pós-operatório

Atualizado em 17/09/2024 14:54

Entender sobre alguns alimentos que devem ser evitados após cirurgia ajuda demais no processo de pós-operatório. Isso porque, quando o assunto é cirurgia plástica, a nutrição é um fator fundamental e que impacta diretamente no seu resultado.

Embora ter uma alimentação saudável seja imprescindível em todas as situações, após algum procedimento, seguir uma dieta restrita influenciará na sua saúde e recuperação.

O seu resultado começa de dentro para fora! Mas você sabe quais são os alimentos mais indicados pelos médicos?

Embora sempre haja diferença de paciente para paciente, alguns são recomendados para todos.

Após procedimentos cirúrgicos, alimentos que contêm muita gordura, como frituras, condimentos, embutidos, etc., têm uma grande restrição. Isso porque eles dificultam a cicatrização, tornando-a arriscada e lenta.

Somos a Dream Plastic e temos mais de 18 anos de experiência no ramo de cirurgia plástica e saúde. Você vai entender hoje, a importância da alimentação no pós-cirúrgico e como isso impacta na sua recuperação.

Quais alimentos devem ser evitados após cirurgia?

Os alimentos que devem ser evitados após cirurgia são os de alto teor em gordura saturada, excesso de açúcar ou os que causam fermentação no organismo. Alguns exemplos são: doces, leite integral, os com alta gordura saturada, café, carne vermelha, bebidas alcoólicas, sal, feijão e lentilha.

Quais alimentos devem ser evitados após cirurgia
Veja alguns dos alimentos mais indicados no pós-operatório

Os doces em geral, além de terem alto teor de açúcar, não contribuem para uma boa digestão. O leite integral é muito consumido, mas poucos sabem que ele aumenta a produção de muco no sistema digestivo, isso também dificulta a saída de resíduos tóxicos pelos intestinos.

Já as gorduras saturadas possuem capacidade de aumentar muito o colesterol ruim e com isso, desequilibrar ácidos graxos, ligados ao processo anti-inflamatório. Ou seja, impedem o sistema imunológico de combater inflamações.

Esses alimentos, que aumentam a concentração de sódio e gordura, são os maiores responsáveis por causar retenção de líquidos. E também são passíveis de dilatação do estômago que podem causar muitas cólicas.

Por isso eles devem ser evitados não só após cirurgias, mas também na rotina normal.

Por que alimentos remosos devem ser evitados após cirurgia?

Os alimentos remosos devem ser evitados após cirurgia porque eles possuem ação inflamatória, e podem causar consequências negativas no processo de cicatrização, além de também aumentar chances de aderência. E a cicatriz pode se tornar mais aparente, quando há ingestão de alimentos com alta gordura.

alimentos remosos são os de alta concentração em gordura e açúcar
Alimentos remosos devem ser evitados por conta de seu alto teor de gordura

Quando há aumento do inchaço e a retenção de líquidos, ocorre o retardamento da regeneração dos tecidos.

Os alimentos saudáveis são capazes de facilitar a recuperação, por conta de que os ricos em nutrientes facilitam a atividade intestinal, e aumentam a imunidade. Afinal, o paciente ficará em repouso por um bom tempo.

Não só a alimentação é importante, todos os protocolos indicados fazem parte de um grande processo de recuperação. E para isso, é preciso ter muita paciência.

Para uma recuperação completa, é necessário que a paciente seja assistida. Entenda a importância de uma estrutura de pós, aqui!

Quais são os alimentos que ajudam na cicatrização de cirurgia?

Alguns alimentos podem acelerar a cicatrização após uma cirurgia, promovendo uma recuperação mais rápida e tranquila. Geralmente, incluem muitos vegetais, frutas e proteínas magras. Sendo assim, aposte neles:

  1. Proteínas magras: frango, peixe e ovos ajudam na regeneração dos tecidos;
  2. Frutas ricas em vitamina C: laranja, acerola, morango e kiwi auxiliam na produção de colágeno e combatem infecções;
  3. Vegetais verdes escuros: espinafre, couve e brócolis são ricos em vitaminas A, C e K, importantes para a cicatrização;
  4. Oleaginosas: amêndoas, castanhas e nozes fornecem vitamina E, que atua na reparação celular;
  5. Grãos integrais: aveia e quinoa contêm fibras que ajudam a manter a saúde geral e evitar constipações, comuns no pós-operatório.

Manter uma dieta balanceada e rica nesses nutrientes acelera o processo de cura e melhora os resultados do procedimento. Mas siga sua orientação médica e nutricional, até por conta de que algumas pessoas possuem alergias a alguns alimentos.

Portanto, uma equipe experiente com atenção a cada situação é a melhor escolha nesse momento.

Quais são os melhores alimentos pós-cirurgias?

Os melhores alimentos pós-cirurgias, são: água, sucos naturais, iogurtes, ovo, abacate, cenoura, beterraba, abóbora, castanha-do-pará, salmão, shimeji e shitake. Mas claro, estes são apenas alguns alimentos indicados na maioria dos procedimentos cirúrgicos. Importante que você siga a orientação do seu médico à risca, assim você garante segurança na sua recuperação.

Entenda mais sobre a importância de seguir a dieta do pós-operatório, neste conteúdo!

A importância do pós-operatório

Como você viu aqui, é no pós-operatório que de fato seu resultado é definido. Ou seja, após a cirurgia ainda há um caminho a percorrer, com muitas recomendações e cuidados. Desde cautela com curativos, higiene, repouso adequado até sua alimentação.

A importância de uma equipe multidisciplinar faz toda a diferença, para que não haver complicações. Ter um médico especialista em cirurgia plástica é fundamental, mas entenda que, para ter segurança, é importante que você tenha estrutura profissional durante todo o seu processo.

Na hora de buscar sua cirurgia plástica, se atente nos seguintes pontos:

– Experiência da equipe médica e da enfermagem;

– Cirurgias em hospitais;

– Avaliação pré-anestésica;

– Suporte pós-operatório.

Aqui na Dream, você conta com tudo isso e muito mais. Além de ter muitas possibilidades de pagamento, como o parcelamento no cartão de crédito e também no boleto, com a cirurgia programada.

O que você está esperando?  Fale com uma consultora por WhatsApp e garanta sua consulta!