Você é daquelas que sonha em comer de tudo e emagrecer com saúde? Ou ainda, daquelas que acredita que o chocolate pode estragar dietas e cultivar espinhas? Fique tranquila, a matéria-prima do chocolate, o cacau, é rica em substâncias benéficas ao nosso corpo, e o seu consumo é recomendado por cardiologistas. Inclusive, em dietas pós-operatórias, pode comer chocolate com pontos.
Para desmistificar ainda mais o alimento, preparamos 11 bons motivos para você comer o chocolate sem resistir a essa deliciosa tentação!
#1 Pode comer chocolate com pontos
O chocolate contém flavonoides, assim como chás, vinhos tintos e outros alimentos. Os flavonoides são anti-inflamatórios e anti-hemorrágicos, auxiliam o organismo na recuperação pós-operatória. Além disso, eles são antioxidantes e antialérgicos, mais dois bons motivos que comprovam que pode comer chocolate com pontos.
#2 Combate o mau humor
Comer chocolate combate o mau humor, pois o cacau contido na receita é fonte de uma substância conhecida como feniletilamina, a mesma envolvida na química da paixão. Além disso, o chocolate é rico em magnésio, mineral que age como regulador do humor, equilibrando os níveis dos neurotransmissores serotonina e dopamina, responsáveis pelo bem-estar.
#3 Ajuda durante a gravidez
Durante a gravidez, cerca de 5% das mulheres sofrem com uma doença chamada pré-eclâmpsia. Trata-se de uma hiperativação do sistema inflamatório, que também causa elevação da pressão arterial.
Algumas substâncias podem reduzir o risco da doença citada acima, sendo que, um estudo da Universidade de Iowa apontou que gestantes que desenvolveram pré-eclâmpsia comiam menos chocolates. Portanto, pode comer chocolate com pontos e também na gravidez, mas é preciso cuidado com a alimentação e atenção com gorduras boas e gorduras ruins, para não ganhar muito peso e afetar o bebê. Inclusive, confira nosso artigo sobre prótese de silicone e a amamentação.
#4 Promove saciedade
Para você que está de regime ou dieta, a saciedade ao comer é sempre um desafio, né? Mas você sabia que comer um tablete de chocolate amargo pela manhã, ainda em jejum, aumenta a sensação de saciedade e propicia o emagrecimento? A descoberta é de um grupo de cientistas dinamarqueses, que constatou a diferença diária de 15% na ingestão de calorias entre um grupo que comeu chocolate no café da manhã e outro que não.
#5 Combate aumento da pressão arterial no abdômen
O chocolate amargo ajuda no combate ao aumento da pressão arterial no abdômen, que pode atingir níveis perigosos em pacientes com cirrose. O efeito ocorre rapidamente, cerca de 30 minutos após a sua ingestão.
#6 Diminui as chances de hipertensão
Que o sódio em excesso é inimigo da saúde você já sabia, certo? Mas e o chocolate diminuindo chances de hipertensão?
Uma pesquisa realizada por cientistas alemães concluiu que ingerir cerca de 7 gramas de chocolate por dia (equivalente a um quadradinho de chocolate amargo), diminui as chances de desenvolver hipertensão.
Os flavonoides, já citados acima, aumentam a elasticidade dos vasos sanguíneos e incentivam a produção de óxido nítrico. Esse gás, já presente na circulação, possui propriedade de relaxar as paredes dos vasos, facilitando a passagem do sangue. Contudo, para o efeito ser excelente, é necessário cortar algum outro alimento calórico da dieta, pois caso contrário, pode ocorrer aumento de peso.
#7 Combate danos no sistema cardiovascular
Por ser antioxidante, você pode comer chocolate com pontos e ainda proteger o seu sistema cardiovascular. Por quê? Pois o alimento dilata os vasos sanguíneos e reduz a inflamação causada pelos radicais livres, protegendo o seu coração!
#8 Não dá espinha
Esqueça a relação entre chocolate e espinha. Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre o chocolate e o aparecimento de acne. Elas, geralmente, aparecem quando a pele não é higienizada corretamente ou por conta de problemas hormonais.
#9 Reduz resistência à insulina
Um estudo feito pela Universidade de L’Aquila, na Itália, comprova que a ingestão de 100 gramas diárias de chocolate amargo é capaz de reduzir a resistência à insulina. Portanto, pode comer chocolate com pontos e também na diabete, desde que seja com alto teor de cacau e pouco açúcar.
#10 Reduz risco de derrame
Comer chocolate pelo menos uma vez por semana reduz os riscos de derrame e acelera a recuperação da isquemia cerebral. O mérito fica novamente por conta dos flavonoides, que são antioxidantes e dilatam os vasos sanguíneos.
#11 Não vicia!
Chocólatras de plantão esqueçam o mito de que chocolate pode se tornar um vício. O alimento dos deuses (como era chamado por maias e astecas) possui propriedades sensoriais únicas: como a consistência cremosa que derrete na boca e sabor inconfundível. Contudo, não é capaz de provocar dependência química.
Ficou convencida? Nossa dica para você poder comer chocolates com pontos e em qualquer outra ocasião é praticar atividades físicas para queimar as calorias. Coma sem culpa e com moderação.
E caso deseje realizar procedimentos estéticos conte com uma equipe de excelente qualidade, conte com a Dream Plastic.