O retinol é um ativo derivado da vitamina A, que é muito usado para prevenir e ajudar no tratamento das linhas de expressão, manchas e acnes, por conta de seu grande poder rejuvenescedor e clareador.
No entanto, para que se tenha um bom resultado, é importante saber exatamente como ele funciona, quais cuidados ele exige e como usar.
Por isso, nós da Dream Plastic, a clínica de cirurgia plástica mais recomendada pelas mulheres do Brasil, criamos este artigo, para que você entenda como inserir o retinol na rotina para a pele dos sonhos.
O que é retinol?
O retinol é uma substância da família dos retinóides (ativos derivados da vitamina A), que quando é absorvida pelo organismo é transformada em ácido retinóico. É muito usado em produtos dermatológicos por conta de seu alto poder de renovação celular.
Ele é facilmente absorvido pela camada mais superficial da pele, e consegue atingir até a parte mais profunda. Lá, ele auxilia no estímulo de colágeno e na renovação celular, tornando-se uma solução eficaz para tratar sinais de envelhecimento e melhorar a textura da pele.
A popularidade do retinol cresceu devido aos seus múltiplos benefícios e eficácia comprovada, além de ser de fácil acesso.
Para que serve o retinol?
O retinol serve para combater os sinais de envelhecimento, como rugas, linhas finas e flacidez, além de tratar e clarear manchas e cicatrizes de acne. Também é conhecido por melhorar a textura e o tom da pele e ser muito eficaz na prevenção do envelhecimento precoce.
Os dermatologistas recomendam o uso de retinol para quem busca uma pele mais uniforme, com aspecto rejuvenescido, firme e tonificado.
O ativo neutraliza os radicais livres e estimula a produção de elastina e colágeno, que são os responsáveis por dar elasticidade e firmeza na pele.
No entanto, é importante deixar claro que o tratamento não será eficaz para quadros mais avançados de flacidez, rugas e linhas de expressão. Nesses casos, apenas uma cirurgia plástica consegue entregar um bom resultado.
Para entender melhor sobre o rejuvenescimento facial, basta clicar neste link.
Como fica o antes e depois?
O antes e depois do retinol no rosto é uma pele mais uniforme, lisinha, tonificada e firme, com menos linhas de expressão, manchas e rugas. O resultado não é imediato, ele começa a ficar visível a partir de 4 semanas e após cerca de três meses de uso regular, é possível notar melhoras ainda maiores.
Os efeitos variam de pessoa para pessoa, pois cada um tem suas próprias necessidades e seus organismos reagem de maneiras diferentes. Por estes motivos, recomendamos que sempre passe em consulta com um profissional.
Outros motivos que influenciam no tempo do resultado são a concentração do ativo no produto e como ele será usado na rotina de skincare.
Retinol clareia a pele?
Sim, o retinol ajuda a clarear a pele, ajudando com manchas escuras como o melasma, uniformizando o tom da pele com o uso contínuo.
O retinol é eficaz na redução de manchas escuras, cicatrizes de acne e danos solares, pois ele estimula a renovação celular, removendo as células mortas e danificadas, e promovendo o crescimento de novas células saudáveis. Isso contribui para um tom de pele mais homogêneo e uma aparência radiante e jovem.
No entanto, seu resultado está diretamente ligado a seu uso correto.
Então, está pronta para descobrir como usá-lo? Veja a seguir!
Como usar o retinol?
O retinol deve ser aplicado à noite, após a limpeza da pele, e seguido de um bom hidratante para reduzir irritações. O ativo é sensível a luz, então deve ser sempre passado antes de dormir a noite e, durante o dia, sempre passe protetor solar.
Para melhores resultados, comece com uma concentração baixa de retinol, aplicando de duas a três vezes por semana para que a pele se acostume. Gradualmente, aumente a frequência de uso.
No começo, a pele pode ficar mais sensível, ressecada e levemente irritada. Contudo, esses sintomas devem desaparecer com o tempo. Caso continuem ou fiquem mais intensos, descontinue o uso imediatamente e consulte o médico.
Qual o preço?
O preço do retinol varia, começando a partir de R$ 50,00 para produtos encontrados na farmácia e podendo ultrapassar R$ 300,00 para marcas de alta performance de skincare.
O valor do retinol varia conforme a marca, concentração e o tipo de formulação.
Os produtos de farmácia com retinol são mais acessíveis, enquanto opções mais completas, com alta concentração e ingredientes complementares, tendem a ser mais caros.
Como escolher o melhor?
O melhor retinol depende das necessidades e características de cada pessoa, como idade e problemas a serem tratados, mas versões com 0,5% a 1% são as mais recomendadas para iniciantes.
Para escolher o melhor retinol, também considere o tipo e a sensibilidade da sua pele.
Algumas marcas populares incluem concentrações que vão de 0,25% a 1%, sendo ideais para tratar problemas específicos de pele sem causar irritação.
Como dissemos acima, apesar do produto poder ser comprado sem receita, o melhor caminho é sempre passar em uma consulta para saber a melhor opção para o seu caso!
Conquiste a pele que você sempre sonhou!
Hoje em dia, é possível tratar todo o tipo de insatisfação com a sua aparência. Mas, para que tenha o resultado que espera, você precisa garantir que estará sendo atendida por um bom profissional.
Para saber qual a especialidade do médico, sempre busque seu CRM em sites como o do CREMESP. Além disso, procure por recomendações e resultados de pacientes reais que passaram por ele.
Aqui na Dream Plastic, por exemplo, trabalhamos somente com médicos especializados e com muita experiência comprovada!
E aí, está pronta para transformar sua pele? Então você precisa entrar em contato conosco, basta clicar no botão do WhatsApp e agendar uma consulta para uma avaliação personalizada com um especialista.
Venha descobrir qual é o melhor tratamento para um rosto mais jovem e radiante!