Se você está pensando em realizar a sua cirurgia plástica com a gente, talvez tenha buscado pelo termo “Dream Plastic no Reclame Aqui”.
Afinal, cirurgia plástica é assunto sério. Erros e acertos podem ser permanentes. Logo, pesquisar por como a clínica lida com insatisfações e quais tipos ocorrem, é uma escolha inteligente.
Reclamações sempre existirão em todas as áreas das nossas vidas, pois lidar com as expectativas é imprevisível. Mesmo que estejamos tentando fazer tudo bem feito, com a melhor das intenções.
Clínicas e consultórios se diferenciam uma das outras pelo modo que agem quando recebem comentários de insatisfações.
Já se perguntou porque não respondemos chamados no Reclame Aqui? O que acontece quando uma paciente não gosta do resultado? Ou se o retoque da cirurgia é cobrado?
Neste texto vamos responder a todas as suas dúvidas e muito mais! Comece por aqui:
- Como a Dream Plastic lida com reclamações?
- Como a Dream Plastic responde no Reclame Aqui?
- Ter uma conta no Reclame Aqui é ruim?
- 5 principais tipos de reclamações
- Como a Plástica do Sonho age em casos de retoque?
- A Dream Plastic é confiável?
- Temos milhares de pacientes satisfeitas (e podemos comprovar)
Como a Dream Plastic lida com reclamações?
Toda paciente que tenha alguma questão com a Dream Plastic é atendida. Somos a única clínica de cirurgia plástica com um departamento exclusivo de Ouvidoria para lidar com esses casos. Muitas vezes, nem convênios oferecem esse tipo de serviço.
Após a insatisfação ser relatada por e-mail, ficha ou Reclame Aqui, nossa equipe tem até 7 dias úteis para entrar em contato com a paciente.
Esse contato pode ser uma proposta de solução ou a solicitação de novas informações para complementar o caso.
Com tudo entendido entre ouvidoria e paciente, reunimos os documentos médicos, como prontuário, contrato, fotos de pré e pós-operatório, e o caso é discutido com uma junta médica.
O que será analisado nesta reunião?
- Estado de pré-operatório da paciente (como era o corpo antes da cirurgia);
- Cirurgia contratada;
- Fotos do antes e depois;
- Conduta do médico (se procedeu de forma convencional, conforme orientado pela ciência médica);
- Conduta da paciente (seguiu as orientações);
- Reações biológicas atípicas (fora do padrão) do organismo.
Dessa forma, chegamos a um parecer técnico, neutro e fundamentado na ciência.
Em todos os casos nos quais a reclamação é coerente, há uma proposta de solução, fundamentada no contrato de prestação de serviços.
E nos casos em que a reclamação não é justificada, há uma explicação formal e técnica, detalhada, apresentada à paciente.
Dessa forma, garantimos que 100% das insatisfações são devidamente analisadas e respondidas, com profundidade e sob o escopo técnico, o que garante que cada paciente é tratada com respeito e dignidade.
Como a Dream Plastic responde no Reclame Aqui?
A Dream Plastic não responde os chamados no Reclame Aqui por um único motivo: somos proibidos pelo Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina, a comentar casos clínicos em público por quebra de sigilo entre médico e paciente.
Tanto clínicas, quanto médicos não são autorizados a expor casos clínicos na internet, conforme o art. 75, do Código de Ética Médica de 2009 (Resolução CFM nº 1.931/09), repetido no Código de Ética Médica de 2018 (Resolução CFM nº 2.217/18):
“É vedado ao médico:
Art. 75 Fazer referência a casos clínicos identificáveis (…) ou na divulgação de assuntos médicos em meios de comunicação em geral, mesmo com autorização do paciente.”
Exceções se aplicam apenas quando há divulgação com finalidade científica e acadêmica.
Por esse motivo, é impossível contatar a paciente pelo Reclame Aqui e dar uma uma resposta adequada sem comentar suas fotos de antes e depois, sua evolução, o que foi feito e qual era a expectativa de resultado.
E, por se tratar de uma cirurgia plástica, debater o que foi feito por meio de fotos, é essencial.
Importância do registro de fotos
A Dream Plastic preza pela transparência dos seus serviços.
Por isso, somos uma das raras clínicas que faz o registro de fotos do antes e depois da cirurgia, em todas as visitas da paciente à clínica.
Assim, garante a confiabilidade durante todo o processo e caso haja alguma questão com resultado, temos todo o histórico de foto para avaliar em conjunto com a paciente.
Ao responder no Reclame Aqui, a clínica médica pode ser processada no âmbito ético e civil
Para resolvermos esse impasse criamos uma equipe de Ouvidoria profissional que entra em contato diretamente com a paciente e segue um protocolo de atendimento para auxiliá-la.
Em hipótese alguma deixamos de dar a devida atenção ao Reclame Aqui. Muito pelo contrário, criamos um departamento exclusivo para resolver impasses entre médico e paciente.
Ter uma conta no Reclame Aqui é ruim?
Aqui na Plástica do Sonho acreditamos que só não tem reclamações quem nunca operou! E, na realidade, o Reclame Aqui serve para demonstrar a qualidade e excelência do nosso trabalho.
Entenda melhor:
A nossa clínica tem 17 anos de vida e, durante esse período, realizamos cerca de 45.000 cirurgias plásticas.
Ou seja, temos menos de 1 paciente insatisfeita a cada 500 plásticas, em uma área (a beleza) na qual as expectativas são muito altas.
Na verdade, esse é um total incrível e de enorme excelência, já que esse é um total de reclamações de cerca de apenas 0,2%.
Algumas vezes, as mulheres optam por operar em um consultório individual porque não encontram reclamações no nome do médico ou consultório.
O que só acontece apenas porque, o Reclame Aqui só aceita reclamações de empresas. Insatisfações no nome do médico não podem ser postadas na plataforma.
E consultórios individuais entram nessa categoria, não são “empresas”, logo, não são alvo dessas reclamações. Se você procurar pelo nome do consultório, não vai encontrar um perfil no Reclame Aqui.
5 principais tipos de reclamações
Aqui listamos os tipos de insatisfações mais comuns que aparecem no Reclame Aqui da clínica Dream Plastic.
Confira:
1. Não gostei do resultado e expectativas irreais
É claro que ao realizar uma cirurgia plástica não queremos nem imaginar passar por esse tipo de situação, certo?
Aqui é sempre necessário analisar se a cirurgia plástica alcançou o resultado esperado em relação à como era o corpo antes do procedimento.
Isso porque, algumas vezes, operamos imaginando que nosso corpo vai ficar igual ao das fotos das famosas que vemos na internet.
Tenha em mente que cada mulher tem um corpo com características diferentes, não existe uma forma padrão.
Logo, o resultado da plástica NUNCA é o mesmo.
Mas como analisar o meu próprio resultado?
Ao ver o seu resultado você deve analisar as fotos de antes e depois e a diferença entre elas. A dica é ter expectativas realistas antes de realizar a cirurgia.
Ao escolher um bom cirurgião plástico ele vai deixar tudo muito claro para você.
Se ainda assim você tiver dúvidas, a nossa equipe de ouvidoria ao se reunir com outros cirurgiões vai averiguar, com base na ciência médica, se você alcançou o resultado esperado.
Lembre-se que ao fazer uma plástica de abdômen acima do peso, por exemplo, o resultado não será 100%.
Isso porque não vai dar pra retirar toda gordura e/ou flacidez de uma única vez, sem colocar a vida da paciente em risco.
Ou seja, há uma série de critérios e detalhes a se analisar.
E se o resultado da cirurgia não durar?
A paciente é responsável por manter o resultado após a cirurgia.
Imagine que você fez uma lipoaspiração para remover as gordurinhas e logo após o procedimento volta a se alimentar de maneira prejudicial e leva uma vida sedentária.
Com o tempo, a gordura localizada vai retornar. Não da mesma forma que anteriormente, mas com certeza o resultado não será mais ou mesmo que era 1 mês após a cirurgia.
Quando o assunto é cirurgia de mama algo parecido pode acontecer. Porque questões relacionadas ao organismo, idade avançada e má qualidade da pele podem interferir no resultado com o passar dos anos.
Todos esses são fatores que estão fora do controle dos médicos.
E todas as pacientes são informadas, antes da cirurgia e por escrito, sobre essa possibilidade e os cuidados que devem tomar para manutenção de um resultado permanente.
Saiba mais sobre o que esperar do antes e depois da cirurgia plástica!
2. Problemas no pós-operatório
É o que acontece nos casos de: abertura de pontos, sangramentos, hematomas e deslocamentos de próteses.
A paciente tem grande responsabilidade nesse período, evitando esforço físico e respeitando o tempo de repouso.
Para prevenir qualquer tipo de problema, nossa equipe médica orienta a paciente e entrega por escrito todas as recomendações.
Também oferecemos o serviço de Disk Enfermagem para esclarecer dúvidas diretamente com as enfermeiras e, caso algo aconteça, assumimos a responsabilidade pela correção do caso, da melhor forma possível.
Conheça os cuidados e perigos do pré e pós-operatório da cirurgia plástica!
3. Intercorrências do organismo
Intercorrências derivadas do próprio organismo podem ocorrer em qualquer tipo de cirurgia. Portanto, a paciente é informada sobre essa possibilidade no Termo de Consentimento e durante as primeiras consultas.
Entre as principais intercorrências estão: cicatrização (hipertrófica e queloide), trombose e rejeição da prótese.
Para você entender melhor, vamos te dar o exemplo da cicatrização.
Todos os cirurgiões especialistas utilizam-se de técnicas padronizadas para as suturas da cirurgia.
Entretanto, nem sempre a cicatrização evolui da forma esperada pois há uma influência forte de questões genéticas (como os queloides), e até ambientais (como exposição ao fumo e ao sol) e diabetes.
Uma clínica experiente saberá exatamente como remediar esses casos. E, novamente, esse tipo de intercorrência não está sob controle do médico.
Ele vai orientá-la com maneiras de evitar. Mas, a reação que o organismo pode ter, às vezes, é inesperada.
E a predisposição genética influencia muito nesse quesito.
4. Erros médicos
Erros médicos na cirurgia plástica são raríssimos.
Isso, é claro, quando os cirurgiões plásticos são como os da Dream Plastic e possuem título de especialista, são formados nas melhores universidades do Brasil e contam com milhares de resultados comprovados.
Nossa equipe passa por um rigoroso processo seletivo e está capacitada para o exercício da profissão em nível de excelência.
Além disso, realizamos todos os procedimentos em ambiente hospitalar, um fator que é fundamental para a segurança da plástica.
Algo que pode acontecer é a cirurgia não atingir o potencial esperado para um procedimento.
Como quando é realizada uma mamoplastia redutora e não é retirado volume suficiente, sendo que daria para remover mais pele e gordura sem comprometer a estética e saúde da paciente.
Nesses casos conseguimos detectar o problema antes mesmo de a paciente perceber e propomos uma solução.
5. Atrasos e transtornos no atendimento
Atrasos acontecem em clínicas de cirurgia plástica quando o número de procedimentos realizados é muito alto.
Já que os médicos operam na parte da manhã e vão direto para o consultório avaliar outras pacientes.
O que, em contraponto, significa que os cirurgiões plásticos são competentes e se trata de uma boa clínica, certo?
Estamos trabalhando para melhorar nossos processos de atendimento continuamente.
Mas sempre nos desculpamos e oferecemos o serviço do Espaço Mulher, no qual, enquanto você espera, pode cuidar da sua beleza gratuitamente.
Entre os serviços oferecidos estão manicure, pedicure e massagem.
Como a Plástica do Sonho age em casos de retoque?
Mesmo que nós ou a paciente não tenhamos culpa, sempre assumimos a responsabilidade pela solução da reclamação.
No contrato de prestação de serviços deixamos tudo claro e explicado.
Caso a paciente precise realizar um retoque, somente cobramos as taxas hospitalares, que são serviços terceirizados.
O que significa que a nova cirurgia complementar não tem seus custos cobrados nem pela clínica e nem pelo cirurgião.
Tudo em conformidade com o contrato assinado com a paciente, com a legislação brasileira e com a prática médica vigente.
Nós nos responsabilizamos pelo ato médico porque confiamos no nosso trabalho. Saiba mais sobre o retoque na cirurgia plástica aqui!
A Dream Plastic é confiável?
A Dream Plastic é uma clínica confiável, que em mais de 17 anos e com cerca de 45 mil plásticas realizadas, contabilizou menos de 1% de insatisfações no Reclame Aqui. Sempre tentando diminuir o número de chamados e entrando em contato diretamente com a paciente para resolver a questão da melhor forma possível.
O número de cirurgias plásticas e pacientes satisfeitas são prova da qualidade dos nossos serviços.
Para você ter uma ideia, em média 80% das nossas pacientes chegam por indicações de outras mulheres.
Além disso, nossas redes sociais comprovam nosso sucesso, com mais de 100 mil fãs no Instagram e 1 milhão no Facebook.
Temos milhares de pacientes satisfeitas (e podemos comprovar)
Mais uma prova do sucesso dos nossos resultados são os milhares de resultados comprovados que temos no grupo Dream Plastic – Plástica do Sonho.
São mais de 110 mil mulheres compartilhando experiências e fotos de antes. Faça parte você também e conheça o nosso trabalho do pré ao pós-operatório!
É só clicar no banner abaixo, responder as 3 perguntinhas e enviar a sua solicitação.
Como você leu aqui hoje, a Dream Plastic lida com reclamações de forma sigilosa, personalizada, imparcial e detalhada, como toda paciente merece.
Qualquer crítica, dúvida ou sugestão você pode entrar em contato com a gente pelas nossas redes sociais ou telefone.
Será um prazer conversar com você.
Nos vemos na Dream!