Dream Plastic – Cirurgia Plástica SP

Heparina

Você já ouviu falar em Heparina?  Usada na prevenção e tratamento de distúrbios como trombose e embolia pulmonar, a medicação anticoagulante ajuda nessas condições de má circulação sanguínea, que podem acontecer após cirurgias.

A ação da heparina inibe a formação de coágulos sanguíneos, essencial para o manejo de condições como trombose venosa profunda, embolia pulmonar e síndromes coronarianas agudas.

Para que o risco de trombose ou embolia pulmonar seja evitado, é interessante contar com um excelente pós-operatório, e uma recuperação assistida.

A Dream Plastic completou 18 anos de experiência, sendo a clínica mais recomendada pelas mulheres. E hoje, você vai conhecer mais sobre os mecanismos de ação da heparina, suas aplicações clínicas, os tipos disponíveis e as precauções necessárias para seu uso seguro.

O que é Heparina?

A heparina é um anticoagulante, ou seja, uma substância que impede a formação de coágulos sanguíneos e também ajuda no tratamento quando há alguma condição na circulação. Ela é usada para tratar ou prevenir condições como trombose venosa profunda, embolia pulmonar, entre outras.

O que é Heparina?

Como a heparina age afinando o sangue, ela previne e trata casos de trombose e embolia pulmonar.

A Heparina é um agente antitrombótico com eficácia, até no tratamento e prevenção do tromboembolismo venoso e na angina de pré-infarto.

Há muitas evidências de que a Heparina seja útil na prevenção da reclusão da artéria coronária após a terapia trombolítica para o infarto agudo do miocárdio da parede anterior.

Temos dois conteúdos exclusivos sobre essas condições: trombose venosa profunda, Trombose Venosa Profunda

E um sobre Embolia Pulmonar

Tanto a trombose, quanto a embolia pulmonar, podem acontecer no pós-operatório. Por isso a importância de seguir a orientação médica à risca, para que os riscos sejam  mínimos.

Quais são os efeitos colaterais da Heparina?

O uso da Heparina em alguns casos, pode ocorrer alguns efeitos colaterais, como: sangramento, aumento de enzimas no fígado, dor nas costas, dor estomacal ou abdominal. Os efeitos colaterais da Heparina são raros e difíceis de acontecer, sendo a medicação em geral, considerada bem segura.

O medicamento é considerado bem aceito no geral, seguro e eficaz quando utilizado com supervisão médica.

Para que serve Heparina?

A Heparina serve para tratar Trombose Venosa Profunda (TVP) e Embolia Pulmonar. No geral, a medicação é indicada para além de tratamentos e prevenção de coágulos, também pode incluir nos casos de: infarto, fibrilação atrial, cateterismo cardíaco, hemodiálise, transfusão, entre outros.

Entenda quais indicações a Heparina possui

Além disso, a Heparina também serve para evitar a formação de coágulos em pessoas acamadas, já que elas não se movimentam, e têm um risco maior de desenvolver essas doenças.

A heparina age inibindo a ação da trombina e outros fatores de coagulação, diminuindo assim a capacidade do sangue de coagular. Ela pode ser administrada por via intravenosa ou subcutânea, dependendo do tipo e da gravidade da condição a ser tratada.

Veja alguns tipos de Heparina, aqui abaixo:

Heparina não fracionada

A heparina não-fracionada (HNF) é terapia clássica que previne complicações sanguíneas, e trata casos de trombose. Estudos sugerem que as heparinas de baixo peso molecular possam ser uma alternativa segura e eficaz.

A heparina não fracionada pode ser usada diretamente na veia ou em injeção subcutânea, e administrada por um enfermeiro ou médico, sendo seu uso exclusivamente hospitalar.

Esse tipo de Heparina, é muito usado no Sistema Único de Saúde, por conta da maior acessibilidade do que as heparinas de baixo peso molecular. Uma das desvantagens é a necessidade de monitoramento, principalmente no início da terapia e seu uso é preferencial em pacientes com alto risco de sangramento pela possibilidade de reversão.

Heparina sódica

A heparina sódica é a forma do medicamento que conta com sódio na composição. A sua finalidade é a mesma, ou seja, o anticoagulante é usado para prevenir e tratar coágulos sanguíneos em diversas condições médicas, como trombose venosa profunda, embolia pulmonar e durante procedimentos como cirurgias e hemodiálises.

Essas medicações devem ser sempre indicadas por um médico cardiologista, hematologista ou clínico geral. Neste caso, o acompanhamento deve ser feito de forma regular, para avaliar a eficácia do tratamento.

É administrada geralmente por via intravenosa ou subcutânea, e sua dosagem deve ser cuidadosamente monitorada para evitar complicações como hemorragias.

A heparina sódica, é um anticoagulante de uso injetável, indicado para o tratamento e prevenção da formação de coágulos que podem obstruir os vasos sanguíneos e causar coagulação intravascular disseminada, trombose venosa profunda ou derrame cerebral, por exemplo.

Para entender qual melhor indicação, procure o seu médico!

Tenha um pós-operatório eficiente!

Antes de tomar a decisão de realizar uma cirurgia, é preciso entender que você precisa da garantia de que haverá uma equipe de pós-operatório eficiente.

Dessa forma, você garante uma segurança na sua recuperação, para que os riscos de trombose ou embolia pulmonar, sejam mínimos.

E também, contar com uma equipe de enfermeiros especializados em cirurgia plástica, é fundamental para o seu pós-operatório ser da forma mais segura possível. Conheça o nosso Disk Enfermagem!

Ou seja:

Para entender mais sobre o histórico do cirurgião, veja se ele está cadastrado no site SBC (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), neste site.

Aqui na Dream Plastic, você encontra tudo isso e muitos outros diferenciais. Inclusive com a orientação do médico e qual tipo de procedimento recomendado para cada caso.

Tudo isso a preços acessíveis e com formas de pagamento facilitadas, como a nossa modalidade exclusiva de entrada de 15% mais 24x no boleto.

Está esperando o que? Dê o primeiro passo agora mesmo, clique no botão do WhatsApp e marque uma consulta com um de nossos cirurgiões especialistas em próteses de silicone nos seios, sem compromisso nenhum!

Sair da versão mobile