O cisto sebáceo, também conhecido como cisto epidérmico ou epidermóide, tem a aparência de “caroço” e pode surgir na cabeça, pescoço, costas, entre outras regiões do corpo.
Além disso, os mesmos possuem no seu interior uma espécie de sebo que é produzido por nossas glândulas sebáceas.
Na maioria dos casos esse cisto é indolor, mas às vezes ele pode doer, ficar inflamado e até infeccionar. Fora a dor física e incômodos que ele pode causar, esse nódulo também afeta a autoestima dos indivíduos, pois quando cresce fica com uma aparência feia.
Para se livrar do cisto, diversas pessoas tentam espremer sozinhas ou até mesmo furar o cisto sebáceo com agulha em casa, mas isso só agrava os casos, infeccionando o local. Podem até existir situações em que o pus do nódulo saia, mas isso não é uma solução efetiva, pois o caroço pode crescer novamente.
Por isso, a melhor opção é procurar um médico especialista para que ele diagnostique e indique o tratamento para o cisto de inclusão epidérmica correto, seja com medicamentos anti-inflamatórios ou cirurgia para a retirada do cisto sebáceo.
A seguir vamos esclarecer todas suas dúvidas sobre os cistos sebáceos e te explicar melhor como eles surgem, onde podem aparecer e os melhores tratamentos. Siga conosco!
- O que é o cisto sebáceo?
- O que é cisto epidérmico?
- O que é cisto epidermóide?
- O que causa os cistos sebáceos?
- Quais são os sintomas do cisto sebáceo?
- Em quais locais do corpo os cistos sebáceos podem nascer?
- Como são os cistos sebáceos na cabeça?
- Por que aparecem cistos sebáceos nas costas?
- Como são os cistos sebáceos no rosto?
- Como identificar um cisto sebáceo na virilha?
- O que são cistos sebáceos na axila?
- O que é cisto sebáceo no pescoço?
- Por que aparecem cistos sebáceos no couro cabeludo?
- Como são os cistos sebáceos na orelha?
- Como surgem os cistos sebáceos na testa?
- O cisto sebáceo pode sair sozinho?
- Qual a diferença entre cistos sebáceos e espinhas?
- Qual a diferença de cistos sebáceos e lipomas?
- O cisto sebáceo tem cheiro ruim?
- Quando procurar ajuda médica por causa do cisto sebáceo?
- Como é feito o diagnóstico de cisto sebáceo?
- Cisto sebáceo na cabeça pode virar câncer?
- Quais são os tratamentos para a remoção do cisto sebáceo?
- Pode passar pomada para o tratamento do cisto sebáceo?
- Pode passar compressa de água quente no cisto sebáceo?
- Existem tratamentos caseiros para cisto sebáceo?
- Furar o cisto sebáceo com uma agulha funciona?
- O cisto sebáceo deve ser estourado?
- Quais são os medicamentos mais comuns para o tratamento de cistos sebáceos?
- Para que serve a injeção de corticosteroides no cisto sebáceo?
- Como é feita a drenagem do cisto sebáceo?
- Como é a cirurgia de cisto sebáceo?
- Como é a anestesia para pequenas cirurgias?
- Como é a recuperação da cirurgia do cisto sebáceo?
- Como fica a cicatriz depois da retirada do cisto sebáceo?
- Quais médicos cuidam do cisto sebáceo?
- Onde fazer a remoção de cisto sebáceo em São Paulo?
O que é o cisto sebáceo?
O cisto sebáceo tem a aparência de um caroço, é formado por sebo e fica na parte subcutânea da pele. A textura dele é macia, não costuma causar dor e o seu tamanho pode variar. Geralmente a sua coloração é a mesma que a da pele, aparecendo mais na face, pescoço ou tronco.
Apesar de ser raro, o nódulo também pode ter uma cor mais avermelhada, esbranquiçada ou amarelada.
Em alguns casos esse cisto carrega um orifício central que, se pressionado, libera o sebo. Essa secreção normalmente é esbranquiçada, podendo ter ou não odor desagradável.
Além dessas características, o cisto sebáceo possui uma cápsula que o envolve e, apenas com a retirada dela junto com a gordura do cisto, que ele não cresce novamente no corpo.
Fotos de cistos sebáceos
Agora, para você visualizar melhor, vamos mostrar algumas fotos de cistos sebáceos.
Essa é sua estrutura:
Como podemos ver na imagem, o sebo do cisto fica dentro de uma cápsula, juntos eles crescem na pele e criam um caroço na extremidade.
Essas são outras fotos do cisto epidermóide, em que conseguimos visualizar onde ficam em diferentes locais do corpo:
O que é cisto epidérmico?
O cisto epidérmico, também conhecido como cisto de inclusão epidérmica, é qualquer cisto que seja constituído por células de pele. Trata-se de uma lesão benigna, com textura firme e móvel, preenchida por um material líquido ou pastoso, que não costuma causar dor e tem crescimento lento.
Por conta dessas características, o cisto epidérmico pode ser classificado dessa maneira. Normalmente ele aparece em regiões como face, couro cabeludo, pescoço e tronco. Porém, também pode aparecer em outras regiões e em alguns casos raros ter um tamanho gigante, como o atendimento relatado na revista da Faculdade de Valença de Medicina.
Mas, independentemente da situação, o diagnóstico costuma ser feito por exame físico e, para a sua remoção efetiva, uma cirurgia de extração do cisto sebáceo é necessária.
O que é cisto epidermóide?
O cisto epidermóide também é conhecido como cisto epidérmico ou sebáceo. Possui a forma de um nódulo, sua textura é dura ou flexível, costuma ter a mesma cor que a da pele e na parte de dentro armazena gordura, por isso é preciso tomar cuidado para que ele não inflame ou se torne uma infecção.
Esse cisto pode crescer conforme o tempo e acabar incomodando. De acordo com um artigo da revista de cirurgia buco maxilo facial, na maioria dos casos é encontrado em pessoas entre 15 e 35 anos.
O que causa os cistos sebáceos?
Até hoje, não se sabe o que exatamente causa os cistos sebáceos, mas geralmente estão ligados a algum tipo de trauma, doenças inflamatórias ou obstrução das glândulas sebáceas. Essas glândulas ficam espalhadas em várias regiões do corpo humano e têm o objetivo de lubrificar a pele.
Alguns dos motivos que podem influenciar no rompimento da glândula são:
- Acne vulgar;
- Feridas ou cortes na pele;
- Problemas nos folículos pilosos (pêlos ou cabelos);
- Cravos;
- Problemas congênitos (presentes desde o nascimento);
- Inflamações.
Quais são os sintomas do cisto sebáceo?
Os sintomas do cisto sebáceo são:
- Nódulo visível e palpável;
- Nódulo macio ou firme, que pode ser movido com os dedos;
- Orifício pequeno no cisto (onde as secreções podem ser eliminadas);
- Pode aumentar com o passar do tempo;
- Nódulo com a cor da pele, amarelado ou esbranquiçado;
- Dor e desconforto no local;
- Inflamação, vermelhidão e infecção em alguns casos.
O que é cisto sebáceo inflamado?
Em alguns casos o cisto sebáceo pode inflamar. Quando isso acontece alguns sintomas podem ser notados na região, como: vermelhidão, dor, aumento da temperatura local, inchaço e presença de pus.
Ao notar esses sinais, procure um médico e cuide o quanto antes do cisto para que não ocorra uma infecção.
Também é importante não mexer no cisto mesmo que esteja sentindo dor na região, pois ao fazer isso pode causar uma lesão no local ou abrir margem para uma infecção não desejada.
O que acontece se o cisto sebáceo inflamado estourar?
Quando o cisto sebáceo se rompe sozinho, o melhor a fazer é procurar atendimento médico na hora, pois assim o profissional consegue terminar a drenagem com a técnica certa, limpar e higienizar o local, além de prescrever anti-inflamatórios para o alívio da dor e prevenção de possíveis complicações.
Dessa maneira, você previne possíveis infecções que piorariam a situação. Um outro ponto de atenção é que quanto maior for o cisto mais aumentam as chances dele estourar, por isso se perceber que o cisto epidérmico tem um tamanho grande, procure um especialista para precaver que ele se rompa sozinho.
O que é cisto sebáceo infectado?
As infecções são causadas por agentes externos como vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Se ela acometer o cisto sebáceo, nosso corpo irá demonstrar alguns sinais que caracterizam a infecção. Os sintomas são dor, sensibilidade local e vermelhidão. Mas, de modo agravante também apresenta saída de pus e pode provocar febre.
Se isso acontecer, é preciso procurar um médico para receber as orientações de como deve ser o cuidado com o cisto e sobre quais remédios deve tomar para acabar com a infecção, aliviar as dores e incômodos.
Cisto sebáceo dói?
O cisto sebáceo na maioria das vezes não dói. Porém, em alguns casos ele pode causar dores, como nas situações em que fica inflamado ou infectado. Se a pessoa tiver esses incômodos é importante que não mexa no cisto e procure o médico para ele passar anti-inflamatórios que aliviam as dores.
Em quais locais do corpo os cistos sebáceos podem nascer?
Os cistos sebáceos podem nascer em diferentes partes do corpo, como:
- Rosto;
- Pescoço;
- Tronco
- Costas;
- Couro cabeludo;
- Axila;
- Orelha;
- Virilha;
- Braços.
Porém, por mais que possam nascer em diferentes lugares do corpus, o local mais comum de incidência é na região da cabeça e pescoço.
Como são os cistos sebáceos na cabeça?
Os cistos sebáceos na cabeça costumam aparecer por conta do acúmulo da oleosidade natural da pele e dos fios capilares. Além disso, devido ao local em que estão, podem causar dor ao lavar ou pentear o cabelo, por isso é preciso realizar essas atividades com cuidado para não gerar inflamações ou estourar o cisto.
De acordo com um estudo, 7% dos casos de cisto epidérmico acontecem na região da cabeça e pescoço, e esses cistos podem crescer conforme o tempo. O tratamento mais indicado para esse tipo de situação é a remoção cirúrgica, a qual deve ter um bom pré e pós-operatório, pois a região da cabeça é muito delicada.
Por que aparecem cistos sebáceos nas costas?
Os cistos sebáceos nas costas surgem na forma de caroços com pus, por conta da oleosidade da pele, cravos e acnes ou traumas na região. A formação desse sebo também pode ser estimulada se a sujeira do cabelo for transferida para as costas. Esse cisto costuma ser macio e se move ao toque.
Em alguns casos os cistos epidérmicos nas costas podem passar despercebidos, já em outros eles causam dor. Ações simples como sentar ou deitar acabam sendo difíceis e incômodas mas, mesmo nessas situações, é indicado não espremê-los, pois existe a possibilidade de uma infecção ser gerada no local.
A indicação para a sua remoção é a cirúrgica, para que não haja o risco do cisto reaparecer.
Como são os cistos sebáceos no rosto?
Os cistos sebáceos no rosto geram um grande desconforto estético para as pessoas. Eles crescem com a aparência de uma “bolinha”, mas podem aumentar de tamanho conforme o tempo. Na sua região interna são carregados com gordura, que podem inflamar, infeccionar e até virar pus.
Muitos pacientes confundem esses cistos com espinhas, porém eles não são a mesma coisa, por isso realizar tratamentos indicados para acne não são a solução e podem prejudicar a área do rosto.
Já em outros casos, as pessoas tentam espremer o local ou até mesmo furar, mas isso só inflama o cisto e abre brechas para infecções. Todas essas ações fazem com que o caso se agrave e o mal-estar com a autoestima piore.
Por isso, é essencial procurar um médico especialista, para que ele faça um diagnóstico correto, indique remédios anti-inflamatórios se necessário e marque uma cirurgia para o cisto sebáceo no rosto.
Como identificar um cisto sebáceo na virilha?
O cisto sebáceo na virilha tem a aparência de um nódulo, é benigno e possui sebo na sua área interna. Muitas vezes pode aumentar de tamanho e, se inflamado ou infeccionado, gera vermelhidão, sensibilidade, dor e excreção de pus na região.
Se perceber a presença desse cisto epidermóide, evite mexer e não depile o local. Isso porque o atrito pode gerar cortes ou machucados, o que faz com que o cisto se rompa de forma inadequada e sangre.
O tratamento para o cisto de inclusão epidérmica mais indicado é a cirurgia, por isso a procura de um médico especializado é essencial, ele remove não apenas o cisto, mas também a cápsula que o envolve. A extração completa evita complicações e faz com que o “caroço” não volte a crescer.
O que são cistos sebáceos na axila?
Os cistos sebáceos na axila são benignos, normalmente têm o formato arredondado e possuem a mesma cor da pele. Sua causa, na maioria das vezes, está atrelada ao rompimento de uma glândula produtora de suor.
Esse rompimento quase sempre é formado por um pelo inflamado, que inibe a saída do suor e faz com que aconteça um acúmulo de bactérias na região, criando assim um pequeno cisto epidermóide.
Com o cisto na axila, a indicação é evitar a depilação, pois fazer isso pode causar cortes, os quais abrem margem para uma inflamação ou infecção local. Para resolver a situação o indicado é passar por uma cirurgia de remoção com um profissional especializado (dermatologista ou cirurgião plástico).
O que é cisto sebáceo no pescoço?
O cisto sebáceo no pescoço é muito comum e geralmente cresce por conta de um rompimento de uma glândula sebácea. Esse cisto parece um caroço, carrega gordura no seu interior e é mole ao toque.
Toda a atenção é necessária nesses casos, pois em algumas situações os cistos epidérmicos podem inflamar e causar dores, sendo necessário consultar o médico para tomar remédios que desinflamem o local.
Algumas vezes esse cisto pode sair sozinho, mas em outras é preciso realizar a extração do cisto e sua cápsula através de uma cirurgia. Sempre consulte um especialista para saber qual a melhor indicação para o seu cenário.
Por que aparecem cistos sebáceos no couro cabeludo?
Os cistos sebáceos no couro cabeludo têm o formato oval e dentro portam um sebo produzido por nossas glândulas sebáceas. Normalmente a formação deles é por causa da oleosidade da pele ou dos cabelos. Esses cistos são móveis e possuem uma consistência mole.
É preciso ter atenção na hora de lavar ou pentear o cabelo, pois isso pode causar dor ou irritar o cisto, o que gera uma inflamação. Outra complicação que o cisto pode trazer é quando a pessoa deita no travesseiro, porque esse atrito pode causar dor.
Para o tratamento do cisto sebáceo no couro cabeludo, a indicação dos médicos é a realização de uma cirurgia de cabeça e pescoço, geralmente ela dura de 15 a 20 minutos e tem anestesia local.
Como são os cistos sebáceos na orelha?
Os cistos sebáceos na orelha têm a aparência de uma bolinha. Eles são macios, preenchidos de sebum e se movimentam ao toque. Na maioria das vezes eles não causam dor, porém o ideal é evitar mexer para que ele não traga incômodos ou inflame.
Se estiver com esse cisto também é bom evitar brincos, pois eles podem acabar trazendo um quadro de irritação e dor local ou até mesmo acarretar lesões na orelha.
Para o tratamento do cisto epidérmico na orelha, a melhor opção é procurar um cirurgião plástico ou outro médico especializado para removê-lo com uma cirurgia e passar remédios que tratam da região se necessário.
Como surgem os cistos sebáceos na testa?
Os cistos sebáceos na testa surgem por causa do rompimento ou entupimento de uma glândula sebácea, que é responsável pela lubrificação da nossa pele. Normalmente essa ruptura acontece por conta do acúmulo de oleosidade, acnes ou trauma local. Esses cistos tem a aparência de um caroço e têm sebo no seu interior.
Quando nos deparamos com esse quadro clínico é importante saber também que caso você esprema o cisto, a situação não se resolve, na verdade o cisto epidérmico inflama, o que acaba te trazendo dores e abre brechas para uma possível infecção.
Por isso, para obter um melhor tratamento desse cisto sebáceo na testa, procure um dermatologista, pois ele te dará o diagnóstico correto, além de agendar uma cirurgia para a retirada completa do cisto.
O cisto sebáceo pode sair sozinho?
Algumas vezes o cisto sebáceo pode desaparecer sozinho, mas isso depende muito de cada caso e o tempo de espera varia. Por conta disso, o ideal é procurar um médico para que ele indique o tratamento correto, fora que você conseguirá resolver o problema de forma efetiva caso faça uma cirurgia de remoção.
Solucionar a questão rapidamente também evita possíveis inflamações e infecções, quadros esses que agravariam o seu caso e te causariam dores e problemas no dia a dia. Portanto, busque uma orientação médica já no início e evite complicações.
Qual a diferença entre cistos sebáceos e espinhas?
Os cistos sebáceos são frequentemente confundidos com as espinhas, pois os dois têm a aparência de caroços, carregam sebo no seu interior e possuem a mesma coloração da pele. Para diferenciar os dois basta analisar a sua textura, os cistos são mais duros que a acne e costumam se mover levemente quando tocados.
Outra diferença entre ambos é o tratamento. As espinhas são tratadas com ácidos e remédios próprios para o quadro, já o cisto epidermóide precisa ser removido com uma cirurgia de retirada de cisto sebáceo.
Caso continue com dúvidas sobre o que tem, esclareça a questão com um dermatologista, ele avaliará seu caso e dará um diagnóstico correto para você iniciar o tratamento.
Qual a diferença de cistos sebáceos e lipomas?
Os cistos sebáceos e os lipomas apresentam sintomas muito parecidos, como o surgimento de um nódulo na pele e, quando apalpados, se movimentam sem que a pessoa sinta dor. A sua diferença está na sua composição, enquanto o lipoma é composto de células adiposas o cisto sebáceo é preenchido por sebo.
O tratamento do lipoma ou cisto epidérmico costuma ser o mesmo: uma pequena cirurgia. Por isso procure um profissional especializado para que ele te passe um diagnóstico correto e a melhor intervenção para o seu caso, seja cisto ou lipoma.
O cisto sebáceo tem cheiro ruim?
Os cistos sebáceos são compostos por sebo, que é um material branco e semi-sólido. Geralmente esse sebo possui um odor leve, porém nos casos em que o cisto está inflamado ele fica com um odor muito ruim, chegando a poder ser fétido no caso de infecção.
Caso isso aconteça, é sempre importante procurar um médico, para que ele receite um remédio para cisto sebáceo inflamado.
Quando procurar ajuda médica por causa do cisto sebáceo?
Na maioria das vezes o cisto sebáceo não causa dor, mas é importante buscar um médico para ter um diagnóstico correto. Além disso a ajuda médica também é recomendada se ocorrer as seguintes situações:
- Crescimento acelerado do cisto;
- Dor ou inflamação no local;
- Rompimento do cisto e liberação de pus;
- Incômodo estético;
- Nascimento do cisto em um local de trauma frequente.
Como é feito o diagnóstico de cisto sebáceo?
O diagnóstico do cisto sebáceo é feito com um exame físico durante a consulta médica. Normalmente, o médico também pergunta os sintomas do paciente para dar a sua conclusão final e em situações de dúvidas é realizado um ultrassom ou biópsia para a identificação do caso.
Algumas possíveis perguntas que o médico pode fazer para ajudar no diagnóstico são:
- Quando começaram os primeiros sintomas do cisto sebáceo?
- Você possui histórico de acne?
- Você sente dores no local?
- Qual o histórico familiar de cistos?
- Teve lesões cutâneas recentes?
- Você sente desconforto estético por conta do cisto?
Com a resposta dessas perguntas e outras informações que o paciente der, mais a visualização e palpação do cisto, o médico consegue passar o diagnóstico.
Cisto sebáceo na cabeça pode virar câncer?
O cisto sebáceo na cabeça não pode virar câncer, pois esse tipo de cisto é benigno. O que pode acontecer é na cirurgia da retirada do cisto sebáceo o médico identificar algo muito diferente, nesses casos ele envia o material para análise patológica e assim tem a certeza se é um câncer ou não.
Se acontecer essa situação rara, levando em consideração que nenhum dos cistos sebáceos podem virar câncer, isso significa que existe outro problema não relacionado ao nódulo e que precisa ser investigado, para que o paciente seja orientado para o tratamento correto.
Quais são os tratamentos para a remoção do cisto sebáceo?
Os tratamentos mais indicados para a remoção do cisto sebáceo são:
- Cirurgia;
- Drenagem;
- Tratamentos alternativos, como o laser (para o alívio de inflamações);
- Remédios (em casos de inflamação ou infecção).
Pode passar pomada para o tratamento do cisto sebáceo?
As pomadas não são indicadas para o tratamento de cistos sebáceos, pois elas não vão conseguir remover o sebo ou a cápsula que recobre o cisto. As pomadas só serão úteis caso sejam anti-inflamatórias, pois podem ajudar caso você esteja com um quadro de inflamação no local.
Entretanto, se você procurava por qual pomada usar para cisto sebáceo inflamado ou para acabar com ele, como dissemos, ela apenas cuidará do sintoma da inflamação e não da saída cisto epidermóide. Para a remoção do cisto o mais indicado é a realização de uma pequena cirurgia.
Pode passar compressa de água quente no cisto sebáceo?
A compressa de água quente pode ajudar a aliviar dores ou possíveis inflamações do cisto sebáceo. Porém, ela não fará com que o cisto saia do seu corpo, para isso é necessário a realização de uma cirurgia com o dermatologista ou cirurgião plástico.
Para o alívio de uma possível inflamação no cisto epidérmico basta preparar a compressa com água morna e passar no local durante 15 minutos. Você pode fazer isso toda vez que achar necessário, mas é importante salientar que isso é uma solução passageira, o cisto pode voltar a inflamar.
Se quiser acabar de vez com a inflamação é preciso tomar remédios anti-inflamatórios e fazer a retirada do cisto com o médico.
Existem tratamentos caseiros para cisto sebáceo?
Algumas pessoas indicam realizar tratamentos caseiros para a retirada do cisto sebáceo como passar babosa, vinagre de maçã, mel e até chá no local, mas essas maneiras de lidar com o problema não funcionam. O melhor tratamento para o cisto sebáceo é a cirurgia, pois só dessa forma o paciente terá uma solução definitiva.
Furar o cisto sebáceo com uma agulha funciona?
Furar o cisto sebáceo com agulha não funciona para tratamento. Essa ação na verdade só fará com que o caso piore gerando uma inflamação no local, o cisto ficará dolorido e você só sentirá mais incômodo com a situação. Outro agravante é que furar com agulha pode abrir margem para possíveis infecções.
Algumas pessoas tentam refutar essa indicação dizendo que conseguiram retirar o pus do cisto epidérmico dessa forma. Mas, a realidade é que os cistos sebáceos são cobertos com uma cápsula, e apenas com a retirada dela junto com sebo, que o cisto não volta a crescer.
Ao furar com a agulha a extração dessa cápsula não acontece, então o cisto irá se desenvolver novamente e a pessoa ainda ganha uma inflamação. Por isso, sempre procure um médico para fazer a remoção do cisto com segurança.
O cisto sebáceo deve ser estourado?
O cisto sebáceo não deve ser estourado. Apesar da pessoa ficar tentada a espremer para solucionar a situação de forma rápida, isso só agrava o caso. Entre os problemas que podem ser gerados estão a inflamação e infecção do cisto.
Além disso, ao estourá-lo você apenas remove parte do sebo, a cápsula que fica envolta permanece lá, portanto o nódulo voltará a crescer. Para resolver a situação de forma definitiva o ideal é a realização de uma pequena cirurgia de retirada de cisto sebáceo.
Quais são os medicamentos mais comuns para o tratamento de cistos sebáceos?
Alguns medicamentos, como corticóides e anti-inflamatórios são indicados para tratar os sintomas dos cistos sebáceos caso estes inflamem. Porém, eles não farão com que esse cisto desapareça, para isso, a solução é a remoção com cirurgia.
Entre os medicamentos mais comuns para tratar dessas inflamações estão:
- Prednisona
- Prednisolona;
- Dipropionato de Betametasona.
Para que serve a injeção de corticosteroides no cisto sebáceo?
Existem médicos que recomendam a injeção de corticoides no cisto sebáceo, porém isso não a trata, não resolve o problema e pode causar até uma infecção na pessoa. Quem faz isso vê essas injeções como auxiliadoras para evitar inflamações, mas para isso os remédios são a melhor solução.
Isso porque, quando a injeção de corticoide é aplicada, abre margens para a pessoa pegar algum tipo de bactéria e assim a infecção acontece. Com relação a remoção do cisto, apenas a cirurgia pode ajudar.
Como é feita a drenagem do cisto sebáceo?
A drenagem do cisto sebáceo é um procedimento menos invasivo do que uma cirurgia. Para a sua realização é feita a limpeza do local e depois é executado um pequeno corte no cisto para a remoção do pus. Normalmente a drenagem é indicada para casos em que o cisto está infectado e causa muitas dores no paciente.
Entretanto, é importante salientar que isso não é uma solução definitiva para o problema, a drenagem ameniza a situação por um tempo, mas o cisto pode voltar a crescer. Isso porque nesse tratamento a retirada completa da cápsula que envolve o cisto epidermóide não acontece, sendo necessária uma cirurgia para realizar essa remoção.
Como é a cirurgia de cisto sebáceo?
A cirurgia de cisto sebáceo é simples e pode ser efetuada em consultório médico. Para a sua realização é feita uma anestesia local, depois é produzido um corte de incisão com bisturi para o médico conseguir retirar o cisto completamente (com a cápsula). Ao fim da cirurgia são dados alguns pontos para fechar o local.
Normalmente depois da operação o paciente fica com uma cicatriz na região. Essa cirurgia de cisto epidérmico é indicada para quando a pessoa sente dores, incômodo estético, tem uma infecção ou nos casos em que o cisto cresce muito rápido.
O procedimento é o melhor para remover cistos sebáceos, pois a solução é definitiva. O nome para essa técnica é pequena cirurgia e além de ser eficiente no tratamento dos cistos epidermóides, pode ajudar em outros quadros clínicos como o de verrugas.
Como é a anestesia para pequenas cirurgias?
Nos casos de pequenas cirurgias a anestesia indicada é a local. Geralmente ela é realizada de forma rápida, durando em média 30 segundos para a aplicação. Esse é um dos procedimentos anestésicos mais comuns e não afeta diretamente a consciência da pessoa.
Esse tipo de anestesia também é utilizada em outras pequenas operações, como por exemplo na remoção de pintas.
Como é a recuperação da cirurgia do cisto sebáceo?
Normalmente, a recuperação da cirurgia do cisto sebáceo consiste em cuidar da higiene e evitar esforço físico na área específica em que a pessoa fez a operação,por cerca de 7 dias. Mas, de resto, o paciente pode realizar as suas atividades rotineiras.
Apenas em alguns casos particulares, como por exemplo um cisto sebáceo inflamado nas costas de um atleta, que é preciso um maior tempo de recuperação, sendo indicado que ele faça um repouso por algumas semanas para voltar a exercer suas atividades físicas.
A cirurgia de cisto sebáceo tem repouso?
A cirurgia de cisto sebáceo não necessita de tempo para repouso, as pessoas podem realizar suas atividades normalmente. Apenas é indicado evitar esforços físicos na região específica em que ocorreu a operação. Em alguns casos pode até acontecer da pessoa precisar de repouso, mas nessas situações o médico irá avisar como proceder.
Vamos te mostrar um exemplo de caso: um menino de 4 anos teve um cisto epidérmico na região superciliar do seu corpo, assim foi feita uma cirurgia para a retirada. Ele tomou alguns remédios em solução pediátrica indicados pelo médico como Dipirona e Ibuprofeno.
Por especificamente nesse caso ele ter feito uma cirurgia com suturas, ele precisou de repouso físico. Essas suturas foram removidas 7 dias após o procedimento e depois de 1 ano e 6 meses ele foi avaliado, não apresentando recidiva da lesão.
Como fica a cicatriz depois da retirada do cisto sebáceo?
A aparência da cicatriz vai depender muito do tamanho do cisto sebáceo que cresceu no paciente, localização da lesão, idade e condições da pessoa. Seguir o pós-operatório e o período de repouso de forma correta também são essenciais para uma boa cicatrização.
Mas de forma geral a cicatriz fica muito pequena, tendo de 1 a 2 cm. Além disso, com uma boa higiene e cuidados, essa cicatriz fica quase imperceptível.
Cresce cabelo no local da cicatriz do cisto sebáceo na cabeça?
Não cresce cabelo no local da cicatriz do cisto sebáceo na cabeça. Mas normalmente, como ela fica entre o couro cabeludo, as outras mechas capilares acabam cobrindo o local, dessa forma a pessoa não tem um grande desconforto estético por causa desse não crescimento dos fios.
Quais médicos cuidam do cisto sebáceo?
Os profissionais indicados para realizar o tratamento do cisto sebáceo são:
- Dermatologistas;
- Cirurgiões Plásticos;
- Cirurgiões gerais.
Esses são os médicos mais qualificados, pois para a solução do problema é necessária a retirada completa do cisto epidérmico.
Onde fazer a remoção de cisto sebáceo em São Paulo?
A Dream Plastic é uma clínica de cirurgia plástica que pode te ajudar com a remoção dos cistos sebáceos. Nela, você encontra os melhores cuidados com higiene e certificação da Anvisa.
Fora isso, os custos para a realização do procedimento é facilitado para os pacientes, além de contar com cirurgiões plásticos especializados para desempenhá-lo, uma infraestrutura completa e equipe multidisciplinar.
Não é a toa que somos a clínica mais recomendada entre as mulheres, aqui você terá resultado e segurança combinados!
E que melhor forma de conferir tudo isso do que vendo resultados de pessoas reais, assim como você, que já passaram por aqui? Acesse o nosso grupo exclusivo do Facebook, que já conta com mais 110 mil mulheres, compartilhando fotos de antes e depois, dicas, recomendações e muito mais.
Clique no banner abaixo e mande a sua solicitação!
Caso já saiba que essa cirurgia é a solução certa para você ou queira tirar dúvidas, clique no botão do WhatsApp e agende uma consulta com um de nossos especialistas, sem compromisso nenhum.
Venha nos conhecer!