Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Tudo sobre lipedema: a doença do acúmulo de gordura

Atualizado em 30/09/2024 14:59

Você já ouviu falar em lipedema? Devido a variações hormonais e outros fatores, o acúmulo desproporcional de gordura em alguns pontos do corpo pode causar muita dor e dificultar a realização de atividades normais do dia a dia.

Como a doença atinge, em sua maioria mulheres, a baixa autoestima é uma das queixas recorrentes. Afinal, com a autoconfiança prejudicada, questões como não sair de casa ou evitar usar roupas que mostrem o corpo se tornam frequentes.

Embora o maior fator de desenvolvimento seja hereditário, outras condições podem contribuir para o avanço da doença.

Mas existem formas de tratamento? O lipedema tem cura?

Nós somos a Dream Plastic, a clínica mais recomendada pelas mulheres. Hoje, vamos te explicar o que é lipedema, suas causas e melhores formas de tratamento. Acompanhe este e outros conteúdos exclusivos.

Lipedema: o que é?

O lipedema é uma doença vascular crônica que causa um aumento desproporcional de gordura, principalmente nas pernas, mas que também pode aparecer em outras partes do corpo. Apesar de sua causa ainda ser desconhecida, fatores como genética e hereditariedade estão entre as principais.

Outros fatores podem estar atrelados a uma maior propensão ao desenvolvimento da doença, como a obesidade, gravidez, puberdade e hábitos inadequados na rotina. Por isso, mulheres têm maior chance de adquirir a doença.

Existem alguns tratamentos possíveis para a melhora do lipedema, entre eles, a lipoaspiração é muito indicada.

Quais são os sintomas do acúmulo de gordura?

Os principais sintomas do lipedema incluem inchaço, dor ao caminhar ou tocar, presença de nódulos e perda de elasticidade da pele. Todos esses desconfortos causam cansaço e hematomas frequentes. No entanto, sem dúvidas o desconforto estético também impacta bastante, devido ao inchaço visível nas áreas afetadas, principalmente nas pernas.

Além disso, o inchaço acentuado nas pernas pode dificultar a prática de exercícios físicos, causando muita dor e desconforto.

Lipedema tratamento: qual melhor forma?

O melhor tratamento para o lipedema envolve uma equipe multidisciplinar. Com o auxílio de um médico vascular, nutricionista, endocrinologista e, em alguns casos, ginecologista, é possível melhorar o quadro. Isso porque, além da cirurgia, será importante seguir uma dieta restritiva, preferencialmente com alimentos anti-inflamatórios, e realizar exercícios acompanhados.

imagem de paciente com lipedema buscando tratamento com nutricionista
Tratamento multidisciplinar com ajuda de nutricionista, faz parte para melhora do quadro

A ingestão de frutas e vegetais frescos e a eliminação de açúcares evitam um novo inchaço e melhoram a eliminação de líquidos.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, também é necessária uma rotina de exercícios físicos de baixo impacto. E, em casos de necessidade de intervenção cirúrgica, a lipoaspiração e as cirurgias vasculares são as mais indicadas e benéficas. Veja a matéria completa, neste link.

Além disso, a drenagem linfática e o uso de materiais de compressão elástica ajudam no tratamento, pois reduzem bastante o inchaço, estimulando a circulação.

Como identificar o lipedema?

Para identificar um lipedema, é necessário analisar os sintomas e realizar avaliação médica com observação específica na distribuição de gordura. Será preciso verificar se há nódulos na região e como está a sensibilidade.

Os exames frequentemente solicitados para identificar o lipedema, são: 

  • Ultrassonografia com doppler: o exame combina ultrassom com análise de fluxo sanguíneo, simultaneamente. A ultrassonografia fornece imagens detalhadas de artérias e veias, para análise da circulação;
  • Densitometria óssea: avalia a saúde óssea e identifica se há perda de densidade mineral óssea ou osteoporose;
  • Linfocintilografia: é capaz de identificar se há disfunção no sistema linfático e como está o fluxo linfático;
  • Ressonância magnética: ela avalia a distribuição de gordura nas pernas, por meio de informações de como estão os tecidos.


Sempre busque um médico experiente para cada condição, e se for necessária cirurgia ou não.

Como tratar o lipedema nas pernas?


O lipedema nas pernas é um dos mais comuns. A pessoa afetada apresenta acúmulo de gordura na região das coxas, que pode se estender até a panturrilha. Uma dieta equilibrada, com alimentos saudáveis e suplementação, aliada a exercícios físicos regulares, ajuda a controlar o lipedema nas pernas.

imagem de mulher com as pernas marcadas para cirurgia de lipedema
A cirurgia de lipedema é uma das formas de melhorar o problema

O lipedema no joelho é caracterizado por grande concentração de gordura, que se acumula principalmente nas coxas e culotes. Uma forma de melhorar o problema é por meio de cirurgia vascular ou lipo nas coxas.

Antes e depois da cirurgia de lipedema: o que esperar?

A cirurgia de lipedema não é exatamente estética, mas ao retirar a gordura, o aspecto das pernas melhora, embora esse não seja o principal objetivo. A remoção dos nódulos é essencial para a saúde e qualidade de vida. O propósito da cirurgia é aliviar os sintomas e evitar uma progressão da doença.

O desejo estético, de ter um corpo mais simétrico deve estar de acordo com o quadro clínico, e entender que a cirurgia não é um tratamento único. Ou seja, ela pode ser combinada com outros procedimentos para potencializar os resultados, como:

  • Renuvion;
  • Vaser;
  • J-Plasma e Morpheus;
  • Retirada de pele (lifting de coxa, braços, etc.)

Ressaltamos sempre a importância de uma avaliação médica para determinar se a cirurgia de lipedema é realmente indicada no seu caso. Para isso, é necessária a presença de uma equipe qualificada.

Sua lipo na clínica mais recomendada!

Ainda que a lipoaspiração para lipedema difira da tradicional, a melhora estética é muito perceptível, pois ela proporciona uma melhoria no aspecto da gordura em diversas partes do corpo.

Para a realização de uma lipoaspiração, é necessário atentar-se a alguns fatores:

  • Assim como outras cirurgias, a lipo deve ser realizada somente em hospital. Nunca opere em clínicas;
  • A equipe médica deve ser experiente, com um histórico comprovado;
  • Deve haver uma grande estrutura de pós-operatório, para que você seja acompanhada em todos os momentos.


Para quem busca toda essa estrutura, a Dream Plastic é a solução ideal! Não é por menos que somos a clínica mais recomendada pelas mulheres do Brasil.

Tem dúvidas? Converse com quem já operou aqui, no grupo de cirurgia plástica que conta com mais de 116 mil membros. Lá, diversos resultados são postados diariamente, garantindo confiança e segurança.

Lipedema