A formação de queloide na orelha é uma preocupação muito comum após procedimentos cirúrgicos e colocação de brincos e piercings. Sendo um dos locais mais propensos a aparecer, a queloide na orelha pode causar impactos negativos na autoestima.
Elas podem surgir devido a um descontrole no processo cicatricial, quando há incisões na pele. As marcas do queloide são em geral elevadas, firmes, e avermelhadas. Elas também podem gerar grande desconforto estético, pois elas são bem aparentes.
Você já teve ou conhece alguém que teve queloide na orelha? Sabe as formas de prevenção ou tratamento?
É importante entender que há algumas especificidades da condição, e formas até mesmo caseiras de ajudar a amenizar o problema.
Nós da Dream Plastic, temos mais de 18 anos de experiência, e somos a clínica mais elogiada pelas mulheres no Google Review. Hoje nós vamos explorar o que é a queloide na orelha, como ela se forma e quais são as melhores formas de tratamento.
O que é queloide na orelha?
A queloide na orelha é uma resposta do organismo a alguma lesão causada em processos de cicatrização, nos casos em que há um excesso descontrolado de colágeno na pele. Isso pode acontecer em situações como: perfurações para brincos ou piercing, acne, queimaduras ou incisões cirúrgicas.
A principal característica dele, é o seu crescimento além dos limites da lesão original, formando uma protuberância espessa e elevada. O queloide não aparece logo após a cirurgia, mas pode surgir em meses ou até mesmo anos após o procedimento cirúrgico.
Ainda que a chance de formar um queloide é menor que 1%, e é uma condição do organismo de cada paciente, algumas pessoas têm maior propensão a desenvolvê-la.
Quais são as causas do queloide nessa região?
Não se sabe a causa exata do desenvolvimento de queloide na orelha, somente que é desenvolvida após traumas na região. O que se entende, é que existem alguns fatores considerados de risco, como:
- Cores da pele: queloides são mais comuns em pessoas pretas, pardas e asiáticos;
- Idade: queloides surgem com maior frequência em pessoas jovens;
- Predisposição genética: quem tem história familiar de queloide tem um risco aumentado.
O surgimento de queloide na orelha tem um impacto muito negativo na qualidade de vida dos pacientes. Além da questão estética que fica prejudicada, o queloide pode apresentar dor e coceira, podendo crescer bastante e causar uma tumoração pesada na região das orelhas.
Para saber tudo sobre todos os tipos de queloides, separamos um conteúdo exclusivo sobre o assunto. Clique aqui para saber mais!
Como tirar um queloide na orelha?
Existem alguns tratamentos que ajudam a tirar e tratar a queloide na orelha. A aplicação de pomada corticoide, tratamentos estéticos, remoção com cirurgia e injeção de acetato de triancinolona, são alguns dos procedimentos mais comuns. No entanto, a forma mais eficiente de tirar um queloide, é por meio de uma cirurgia.
Ou seja, alguns tratamentos caseiros com uso de pomadas podem ajudar, mas não retiram a marca da cicatriz por completo.
A cirurgia é a indicada para retirar o queloide de forma definitiva. Ela é realizada com uma leve incisão no local com o uso de um bisturi, bisturi elétrico ou laser, preservando a pele da região. Dessa forma, é possível retirar a queloide da orelha e melhorar o aspecto da cicatriz no local.
E lembre-se: procure seu médico para seguir as instruções corretamente! Veja mais adiante.
Existe tratamento caseiro para queloide na orelha?
Sim, existem alguns tratamentos caseiros para queloide na orelha, que incluem no geral o uso de pomadas tópicas. Porém, é importante consultar seu médico cirurgião, um dermatologista e uma equipe experiente de pós-operatório para evitar que alguma abordagem caseira piore a situação.
E tem mais… para se ter uma boa recuperação em procedimentos cirúrgicos, alguns cuidados adicionais são necessários. Veja mais sobre os processos de cicatrização.
Qual a melhor pomada para queloide?
Existem algumas pomadas para tratar queloides na orelha. As melhores e mais conhecidas são: Contractubex, Kelo-cote ou Cicatricure gel, que ajudam a hidratar, proteger e reparar a pele. Também é possível que seu médico indique o uso de roupas de compressão e curativos específicos, umedecidos e à base de silicone.
As pomadas para queloide podem ser uma boa opção de tratamento nos casos de formação de cicatrizes grossas na orelha.
Essas pomadas contêm substâncias que ajudam na proteção e reparação da pele, aceleram a regeneração da epiderme, melhorando a cicatrização em geral.
Onde realizar a cirurgia para tirar queloide?
Para realizar qualquer procedimento cirúrgico, é necessário buscar uma clínica que faça uma avaliação completa, que tenha uma equipe de confiança e experiente, além de realizar o procedimento somente em hospital especializado. Dessa forma, você terá toda assistência desde seu pré-operatório até a sua alta médica.
Aqui na Dream Plastic, por exemplo, trabalhamos apenas com profissionais extremamente experientes e com muitos resultados comprovados, tanto na cirurgia de queloide quanto na sua prevenção.
Para conhecer bem o histórico do seu médico, pesquise o cadastramento e a licença dele para operar no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Não é à toa que somos a clínica mais recomendada pelas mulheres, e até mesmo no próprio Google Review! Olha só um dos comentários que você encontra por lá:
“Clínica maravilhosa, todos bem atenciosos, tiram todas as dúvidas, pós-operatório sensacional, equipe de enfermagem sempre à disposição … super recomendo!” – A. Valera
Não adie mais o seu sonho. Clique no ícone do WhatsApp e marque agora um horário com um de nossos cirurgiões especialistas – totalmente sem compromisso – dessa forma você consegue sanar toooodas as suas dúvidas desde sua primeira consulta, pré-operatório, exames e os cuidados pós-cirúrgicos.