A síndrome ASIA, também conhecida como doença do silicone, pode assustar quem está pensando em dar aquela turbinada nos seios, e de repente se depara como uma matéria falando sobre o assunto.
Ou ainda, por mulheres que já colocaram a prótese mamária e ficaram receosas de isso acontecer com elas.
Essa condição, extremamente rara, pode ocorrer por uma série de motivos, que estão ligados à reação do próprio organismo da pessoa em relação a um fator externo.
Mas, não se preocupe, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto hoje.
Então, vamos lá!
O que é a Síndrome de ASIA?
A Síndrome de ASIA (Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes), é uma doença autoimune causada por fatores externos, como marcapassos, próteses de silicone, implantes hormonais e até vacinas. O organismo entende esses agentes como corpos estranhos, criando processos inflamatórios e uma série de sintomas diferentes para tentar “combatê-los”.
Essa doença ainda está em fase de estudo, e por ser extremamente rara, é ainda mais difícil existirem comprovações clínicas sobre o tema.
Para se ter uma ideia, um dos maiores especialistas no assunto, o médico, professor e pesquisador de autoimunidade Yehuda Shoenfeld, diz ter identificado apenas 300 casos em todo mundo, em comparação a estimativa de 50 milhões de mulheres com próteses mamárias.
Quais são os sintomas da doença?
Os principais sintomas da Síndrome ASIA são:
- Dores musculares e articulares;
- Fraqueza e fadiga crônica;
- Febre;
- Boca e olhos secos;
- Alterações neurológicas;
- Distúrbios de sono;
- Queda de cabelo.
Como dissemos acima, essa condição está em fase de estudo, e existem vários outros fatores que estão sendo pesquisados como sintomas da Síndrome ASIA.
Assim como o seu diagnóstico e tratamento que, por enquanto, são praticamente os mesmos. Ficou confusa? Nós explicamos!
Qual o tratamento da Síndrome de ASIA?
Como um quadro autoimune, a Síndrome ASIA não possui um tratamento definitivo para a cura, mas é possível que a paciente entre em remissão. O mais recomendado é remover do organismo a possível fonte causadora da doença.
No caso da prótese de silicone, por exemplo, quando há suspeita da doença, tanto como forma de diagnóstico quanto de tratamento, é indicado que seja feito o seu explante (remoção).
Depois, a paciente segue sendo acompanhada de perto por um médico, para que seja analisada a melhora dos sintomas e iniciado um tratamento específico para doenças autoimunes.
Isso acontece porque a questão imunológica da pessoa requer cuidados específicos, sendo muitas vezes causada por uma predisposição genética. Ou seja, vários gatilhos diferentes podem fazer com que o corpo reaja dessa maneira, não necessariamente apenas o silicone.
Mas afinal, colocar silicone é seguro?
Sim, colocar silicone é um procedimento seguro! No entanto, é necessário que a cirurgia, assim como qualquer outra, seja feita por um médico cirurgião especialista e experiente, além do procedimento ser realizado em um hospital devidamente equipado e a paciente receber acompanhamento completo durante todo o pós-operatório.
A Síndrome ASIA é extremamente rara, e está mais relacionada a questões autoimunes genéticas do que ao silicone em si.
Mas é um fato que o pós-operatório do implante mamário é extremamente importante, pois é quando o seu corpo está se recuperando e o resultado final é formado.
É nessa etapa crucial que a clínica escolhida deve acompanhar a paciente de perto, e ela deve seguir todas as recomendações direitinho. Essa fase deve ser um trabalho em conjunto, tanto da paciente quanto da equipe médica.
Realize seu sonho sem medo!
Como falamos acima, a prótese de silicone pode ser uma cirurgia super tranquila, quando são feitas as escolhas certas antes mesmo de operar, na hora de fechar com a clínica e o médico.
É mais do que possível ter um procedimento seguro e com um resultado lindo!
Pode parecer uma coisa muito complexa e que ficará muito caro, mas te garantimos que não, existem clínicas que atendem a todos os requisitos mencionados cobrando preços justos.
Aqui na Dream, por exemplo, reunimos mais de 18 anos de experiência e 47 mil cirurgias realizadas para criar protocolos únicos de segurança, além de contarmos com uma ampla equipe de cirurgiões, enfermeiras, anestesistas e fisioterapeutas.
Dessa forma, nossas pacientes recebem acompanhamento completo e nunca ficam sem suporte. Um de nossos grandes diferenciais é o Disk-Enfermagem, um meio de comunicação direto com nossas enfermeiras, que funciona 24h, para casos de emergências ou urgências.
E tudo isso, a valores acessíveis e com formas de pagamento facilitadas, como em 18x no cartão de crédito ou entrada de 15% mais 24x no boleto para cirurgias programadas.
Não é à toa que somos a clínica mais recomendada pelas mulheres, com milhares de resultados comprovados de sucesso. Até mesmo pelo Google Review, onde você encontra depoimentos como esse:
Aposto que agora você se sente muito mais confiante no quesito cirurgia de implante de silicone mamário, não é mesmo?
Então dê o primeiro passo, clique no botão do WhatsApp, converse com uma de nossas consultoras e marque sua consulta, sem compromisso nenhum, com um de nossos cirurgiões especialistas.
Venha nos conhecer e tirar todas as suas dúvidas!