O ato de amamentar é reconhecidamente uma das maneiras mais essenciais de se estabelecer o primeiro vínculo entre a mãe e o bebê, além de ser a melhor forma de suprir os nutrientes fundamentais para o desenvolvimento da criança. Entretanto, algumas mulheres encontram um delicado obstáculo no processo de amamentação, devido aos mamilos invertidos.
O que são os Mamilos Invertidos?
Os chamados mamilos planos ou invertidos não chegam a se sobressair muito em relação à aréola e não se projetam facilmente para fora quando estimulados, dificultando a amamentação.
Estima-se que cerca de 3 a 5% da população feminina possui mamilos invertidos, uma alteração congênita que tem como origem o encurtamento dos ductos lactíferos, isso é, os canais responsáveis pelo transporte do leite materno. Além de um problema funcional, a inversão dos mamilos também pode ser uma questão estética, uma vez que o bico do seio costuma se apresentar como uma cavidade ou parecer dividido em dois. A alteração pode ainda causar constrangimento às mulheres, que acabam por sentirem-se acanhadas diante de um parceiro.
Corrigir é simples e rápido
O que poucas sabem, entretanto, é que trata-se de um problema de fácil correção. Isoladamente, pode ser resolvido em poucos minutos. Entretanto, é comumente associada a uma cirurgia de mamoplastia de aumento ou de mamoplastia redutora, uma vez que as incisões são similares.