Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Riscos da mamoplastia redutora: tudo que você precisa saber antes de fazer a cirurgia!

Atualizado em 06/09/2024 15:03

Você se pergunta se a Mamoplastia Redutora é segura ou quais são os riscos envolvidos?

Essas são preocupações legítimas para quem considera levantar os seios por meio de uma cirurgia plástica. Afinal, tanto a Mamoplastia Redutora quanto a Mastopexia envolvem intervenções significativas no corpo, e é natural buscar informações para tomar uma decisão informada.

A boa notícia é que muitos dos riscos associados a essas cirurgias podem ser prevenidos ou bem controlados quando certas orientações são seguidas. E não se trata apenas de uma recomendação médica formal!

Existem dois tipos principais de riscos nesses tipos de procedimentos:

  1. Riscos gerenciáveis: Que podem ser evitados com atitudes da própria paciente;
  2. Riscos inerentes à técnica cirúrgica: Que são próprios do procedimento.

Quer saber como minimizar esses riscos e se preparar da melhor forma para a sua cirurgia? Continue a leitura, pois nós da Dream Plastic, a clínica mais recomendada pelas mulheres, preparamos um conteúdo detalhado para esclarecer todas as suas dúvidas.

Estamos confiantes de que, ao terminar a sua leitura, você se sentirá muito mais segura para prosseguir com sua decisão!

Quais os riscos de uma Mamoplastia Redutora?

Os riscos mais comuns da Mamoplastia Redutora incluem dores leves, hematomas, sensibilidade reduzida temporária no mamilo e pequenos sangramentos, que geralmente desaparecem durante a recuperação. Porém, também existem riscos mais sérios, como infecção, queloide, necrose e trombose, que requerem maior atenção.

Mulher olhando para os seios, pensando nos riscos da cirurgia de redução de mama
Esses são riscos mais sérios Porém que podem ser evitados.

Além disso, é fundamental considerar possíveis reações à anestesia, como tremores, que desaparecem à medida que o corpo metaboliza o medicamento.

Necrose após Mastopexia e Mamoplastia

A necrose, que é a perda de viabilidade de um tecido, pode ocorrer em aproximadamente 1% das Mamoplastias e Mastopexias. Ela acontece quando as células da área afetada deixam de receber oxigênio adequado, muitas vezes devido a cicatrizes ou questões anatômicas.

Ilustração de necrose na mastopexia
Confira!

Existem duas principais causas de necrose:

  • Devido à cicatriz 

A cicatrização inadequada, influenciada por fatores como tabagismo e diabetes, pode levar à necrose. O mais comum é a ocorrência em cicatrizes da Mastopexia ou cicatrizes da Mamoplastia com formato de “T” pode comprometer o fluxo sanguíneo, dificultando a recuperação.

  • Devido a questões anatômicas

A estrutura que conecta a aréola ao tórax, conhecida como Complexo Areolocapilar (CAP), é responsável por levar oxigênio e sangue à aréola. Durante a cirurgia, o reposicionamento da aréola pode danificar essa estrutura, especialmente em casos de mamas muito caídas, aumentando o risco de necrose.

Infelizmente, isso está fora do controle do cirurgião, pois se trata de uma estrutura microscópica. Durante o procedimento, o médico não consegue observar se está havendo algum problema ou não. Esse tipo de necrose é mais comum em mulheres com peitos muito caídos. Aliás, quanto mais baixa estiver a aréola, maior a probabilidade de necrose, devido ao deslocamento necessário da região afeta para o local desejado.

Embora seja um risco real, a necrose é rara e pode, em alguns casos, ser minimizada com planejamento cirúrgico adequado.

Como evitar necrose na Mastopexia?

Para prevenir necrose após a Mastopexia, interrompa o hábito de fumar pelo menos um mês antes da cirurgia, pois o tabagismo compromete a cicatrização. Além disso, considerar a realização da cirurgia em etapas, especialmente em casos de mamas grandes e caídas, pode reduzir significativamente os riscos.

Mulher quebrando cigarro no meio para evitar necrose na mama após mamopalstia
Confira outras dicas de como evitar necrose após cirurgia de mama.

Se a necrose não puder ser evitada, aqui estão algumas alternativas:

  • Ressecção e sutura: O cirurgião pode remover o tecido necrosado, limpar a área e fechar o local.
  • Ressecção e cicatrização natural: Outra opção é deixar a área cicatrizar sem pontos, com a possibilidade de um retoque futuro para melhorar a cicatriz.
  • Elevação parcial: Em casos de gigantomastia, levantar apenas parte da mama pode ser uma opção mais segura.
  • Técnica Torek: Essa técnica envolve descolar a aréola e enxertá-la novamente, eliminando o risco de necrose, mas resultando na perda de sensibilidade na região.

Infecção após Mamoplastia

A infecção após mamoplastia pode ocorrer por dois fatores, infecção hospitalar ou falta de cuidados higiênicos no pós-operatório por parte do paciente. Ela se manifesta por meio de inchaços, dores, secreções amareladas espessas e do mau cheiro na região da mama, além de apresentar febre alta e persistente.

infeccao apos mamoplastia
Se você sentir alguns desses sintomas, fique atenta.

Porém, independentemente da causa e dos sintomas, ambos os casos de infecção após mamoplastia redutora podem ser evitados pela paciente. 

  • Infecção hospitalar

A infecção hospitalar geralmente ocorre em cirurgias realizadas em hospitais gerais ou clínicas médicas. Os hospitais gerais lidam com diferentes problemas e doenças, o que facilita a infecção. Já as clínicas não possuem toda a fiscalização necessária dos equipamentos e limpeza adequada.

Aqui na Dream Plastic só efetuamos procedimentos em hospitais especializados em Cirurgia Plástica. Assim garantimos cirurgias mais limpas e seguras para as nossas pacientes. 

Tanto é que, pela nossa experiência, a cada 1000 cirurgias realizadas, há aproximadamente apenas um caso de infecção hospitalar. 

Portanto, opere apenas com clínicas que realizam o procedimento em hospitais especializados.

  • Infecção por higienização

Uma má higienização durante o pós-operatório pode levar a uma infecção. 

Uma boa dica é seguir todas as recomendações do cirurgião para o seu pós-operatório e os cuidados com o curativo. 

Confira as principais recomendações para o pós-operatório de mamoplastia redutora e evite problemas na sua recuperação. Clique no link!

Trombose após cirurgia de mama

Outro dos riscos da cirurgia de redução de mama que pode ser evitado pela própria paciente é a trombose. A trombose cria coágulos dentro dos vasos sanguíneos que deixam a região inchada, dolorida e ainda podem bloquear a passagem de sangue. O ideal, para evitar trombose após a cirurgia de mama, é não ficar apenas acamada no pós-operatório. 

trombose pôs cirurgia de mama na perna
É a falta de movimentação que influencia o aparecimento da trombose.

Claro, descansar e evitar grandes esforços é necessário, mas não significa que você tenha que ficar deitada o dia todo em repouso absoluto. 

Uma boa dica para evitar a trombose pós cirurgia de mama é:

  • Beber bastante água;
  • Andar com frequência;
  • Manter as pernas levantadas;
  • Usar meia elástica;
  • Tomar medicamentos anticoagulantes se o médico indicar.

Quer conferir outras dicas para evitar uma Trombose Venosa Profunda? Então clique no link e confira agora!

Seguindo essas dicas, você evita mais riscos da mamoplastia redutora. 

Risco da Mamoplastia Redutora: Queloide

A queloide é uma má cicatrização que costuma deixar a cicatriz em alto relevo. Apesar de comum, ela pode ser evitada se a paciente souber, de antemão, que possui tendência à queloide. Nesse caso, o médico indica um medicamento que ajuda a prevenir a queloide.

Queloide, um dos riscos da mastopexia
Saiba como evitar a queloide.

Fizemos um conteúdo explicando tudo sobre a queloide na cirurgia plástica. Confira no link!

Risco do resultado ficar inconsistente

Mulher se olhando no espelho, preocupada com os riscos da redução de mama
Já pensou se o resultado não ficar como você quer

Outro fator que pode trazer problemas para a mamoplastia e que poucas pessoas dão atenção é a escolha do cirurgião plástico. 

Um profissional inexperiente, recém-formado, sem histórico de bons resultados é um dos principais riscos da mamoplastia redutora no quesito de segurança durante a cirurgia e, principalmente, resultados. 

Com um médico inexperiente, os riscos das mamas ficarem assimétricas, ou da cicatriz não ficar boa esteticamente são maiores. 

Para que você conquiste um bom resultado, o ideal é procurar um cirurgião experiente, com histórico comprovado de resultados, recomendações de pacientes e que estejam cadastrados nos órgãos de saúde como especialistas em Cirurgia Plástica.

Aqui na Dream Plastic sabemos dessa importância, por isso só fazemos cirurgia com profissionais que preencham esses requisitos:

Infográfico que mostra as 6 características que todo bom cirurgião deve ter
Confira todas!

Dúvida: Redução de mama pode causar câncer?

A ideia de que a redução de mama pode causar câncer é um mito. Estudos, inclusive da Universidade de São Paulo (USP), confirmam que não há ligação entre Mamoplastia Redutora e o câncer de mama. Pelo contrário, estudos indicam que a cirurgia pode até reduzir o risco de desenvolver a doença.

Médica fazendo ultrassom em paciente e mostrando que redução de mama não causa câncer
Portanto, este não é um dos riscos da mamoplastia redutora.

Como ter uma cirurgia de redução de mama com menos riscos?

Mulher olhando para o lado com o indicador no queixo, pensando nos riscos da mamoplastia redutora
Saiba como ter uma cirurgia mais segura.

Todo procedimento cirúrgico tem seus riscos. Porém, como você viu, é possível evitar muitos deles com os cuidados certos.

Se você quer levantar os seios sem sofrer com os riscos da Mamoplastia Redutora, procure:

  • Um cirurgião experiente;
  • Uma clínica que faça cirurgia apenas em hospitais especializados;
  • Siga todas as recomendações de pré-operatório — incluindo parar de fumar;
  • Respeite as orientações para a recuperação;
  • E, claro, as dicas que demos ao longo deste conteúdo!

Inclusive, você pode conferir mais algumas dicas especiais em nosso grupo de pacientes no Facebook. Já somos mais de 115 mil mulheres que fizeram ou desejam fazer cirurgia plástica. Lá, elas aproveitam para compartilhar opiniões, informações sobre o procedimento, fotos de antes e depois e muito mais.

Se você ainda tem dúvidas sobre os riscos desse procedimento, esse é o local certo para esclarecer tudo. Para participar, basta clicar no banner abaixo!

Riscos da mamoplastia redutora

Ah, para você ser aprovada é necessário responder 3 perguntinhas básicas. Fazemos isso para garantir a sua segurança e evitar a entrada de perfis fakes e masculinos. 😉

Faça escolha certa para dar um up nos seus seios!

Aqui na Dream Plastic, as taxas de intercorrências com a Mamoplastia Redutora ou Mastopexia são baixísimas. Sabe por quê? Entregamos tudo que a paciente precisa para ter uma cirurgia segura e tranquila:

  • Profissionais experientes, formados pelas melhores universidades do país;
  • Estrutura completa e equipamentos de alta qualidade;
  • Consultas ilimitadas até a alta médica;
  • Diversos cirurgiões prontos para atender nossas pacientes;
  • Ambiente higienizado seguindo as normas de esterilização de hospitais;
  • E muuuuuito mais!

Se você quer uma cirurgia com menos riscos e mais segurança, você quer a Dream Plastic! Transforme sua vida com quem realmente entende do assunto!

Marque uma consulta clicando no ícone do WhatsApp abaixo e aproveite para conhecer nossas instalações e equipes especializadas. Venha comprovar o porquê somos a escolha certa para você, e tudo isso sem compromisso.

Gostou de saber quais os riscos de uma mamoplastia redutora? Então clique nos ícones abaixo e compartilhe com mais pessoas!