Você tem dúvidas quanto aos cuidados pré e pós-operatório da sua cirurgia plástica?
Muitos acreditam que o sucesso de uma plástica é definido apenas pela experiência do cirurgião, e é verdade que o profissional é muito responsável pelo resultado, só que ele não é o único.
Os cuidados no pré e, principalmente, no pós-operatório são essenciais para que o antes e depois dos sonhos seja alcançado, impactando inclusive na segurança da operação.
Por isso, é comum que quem sonha em realizar uma cirurgia plástica tenha muitas dúvidas sobre essas etapas tão importantes, até porque estamos falando de algo que mexe com a autoestima e a segurança daquela mulher.
E foi pensando nisso que desenvolvemos este artigo: para responder às principais dúvidas de quem sonha em transformar a sua vida através da beleza.
Somos a Dream Plastic e estamos há mais de 17 anos realizando sonhos de mais de 45 mil mulheres. Hoje, vamos te ajudar a saber tintim por tintim sobre os cuidados pré e pós-operatório.
- Entenda a importância do pré e pós-operatório da cirurgia plástica
- Cuidados pré-operatórios de cirurgia plástica
- Cuidados pós-operatórios de cirurgia plástica
- Como ter um pré e pós-operatórios seguros?
- Na Dream Plastic tudo é feito de forma simples, mas sem deixar a segurança de lado
- Descubra se a cirurgia plástica é para você
Entenda a importância do pré e pós-operatório da cirurgia plástica
Se engana quem acredita que o cirurgião é o único responsável pela qualidade do resultado de uma cirurgia, grande parte do sucesso é dado através dos cuidados que a própria paciente tem durante todo o processo.
No pré-operatório este cuidado inclui a escolha do médico responsável pelo procedimento e vai até cuidados diários como evitar locais com fumaça e manter uma dieta balanceada.
Já no pós-operatório estes cuidados vão além, desde o uso correto de malhas e drenos até cuidados como não levantar os braços em casos de cirurgias de mama ou de andar curvada como após a abdominoplastia.
Levar estas etapas a sério é a garantia de uma cirurgia mais segura e com expectativa de ótimos resultados.
Cuidados pré-operatórios de cirurgia plástica
Os cuidados antes da plástica se iniciam na pesquisa que você realiza sobre a cirurgia plástica ideal para você, depois passa para a escolha da clínica e do cirurgião que será responsável e termina só no dia da cirurgia.
Para te ajudar nesta etapa, fizemos um guia completo sobre como escolher a clínica de cirurgia plástica ideal para você.
Sendo o passo seguinte a consulta com o cirurgião e o fechamento de contrato, após verificar bem o orçamento do seu procedimento.
Mas não é só isso, confira os demais cuidados:
Exames pré-operatórios
Os exames no pré-operatório garantem que o médico saiba das condições físicas e te libere para a operação, como:
- Exames de sangue: hemograma, coagulograma, glicemia em jejum, dosagem de creatinina, ureia e anticorpos;
- Exames de urina: aspectos macroscópicos (cor e odor) e microscópicos, como a presença de hemácias, leucócitos e microrganismos;
- Exame cardíaco: o mais comum é o eletrocardiograma;
- Exames de imagem: como a mamografia, tomografia e ultrassom.
Podendo ser solicitado outros exames de acordo com a necessidade de cada paciente.
Dieta pré-operatória
Para realizar uma cirurgia plástica, não é necessário realizar nenhum tipo de dieta específica. Exceções se aplicam a mulheres que precisam emagrecer antes de realizar uma cirurgia de abdômen.
Entretanto, evitar alimentos muito pesados, fazer jejum e não ingerir bebidas alcoólicas é recomendado para todas.
Entenda melhor:
Para o grande dia, o cirurgião plástico vai solicitar um jejum de no mínimo 4 horas. E, no máximo três horas antes da internação, você só poderá ingerir os seguintes alimentos:
- Água
- Chá sem açúcar (ou com adoçante)
- Suco de laranja coado e sem açúcar
Já as bebidas alcoólicas não podem ser ingeridas em um prazo de 3 dias antes da realização do procedimento, porque inibem o parâmetro neurológico.
Depilação antes da cirurgia
Na maioria das vezes, o cirurgião plástico solicita que a região a ser operada seja depilada horas antes da cirurgia.
Mas essa é uma informação que deve ser confirmada com o seu médico antes da plástica, já que se trata de uma orientação que pode variar.
Anticoncepcional durante o pré-operatório da cirurgia
Por conterem doses hormonais, os anticoncepcionais alteram as funções normais do sangue e aumentam as chances de trombose, um dos riscos mais temidos nas cirurgias plásticas.
Por conta disso, alguns médicos preferem suspender a medicação até 30 dias antes da cirurgia. Mas há casos em que eles permitem continuar o uso normalmente.
Isso porque a autorização do médico varia de paciente para paciente, conforme os exames e necessidades.
Pois há alguns procedimentos, como o caso de cirurgias íntimas, que a menstruação pode atrapalhar a cirurgia e os cuidados do pós-operatório.
Enquanto mulheres com tendência a ter trombose, provavelmente vão ter a recomendação de fazer a pausa no anticoncepcional antes da plástica, para não aumentar os riscos de ter essa complicação.
Saiba mais sobre a trombose venosa profunda e a sua relação com o anticoncepcional.
Atestado para cirurgia plástica
Atestado médico para cirurgia plástica é válido por até 14 dias. Caso os cuidados de pós-operatório demandem mais tempo, será necessário passar por uma perícia, conforme determina a legislação.
O recomendado é realizar a sua cirurgia plástica durante o período de férias do trabalho.
Isso porque você terá mais tempo para se recuperar e não terá preocupações relacionadas ao retorno ao trabalho ou quando receberá o seu salário.
Vale ressaltar, que caso você opte pelo atestado de cirurgia plástica, é recomendado ter uma conversa sincera com a liderança da empresa.
Já que a mesma pode descobrir a sua verdadeira motivação, penalizando você.
Doenças e cirurgia plástica
Três dúvidas frequentes no pré-operatório são: “Sou hipertensa posso fazer cirurgia plástica?”, “Tenho problema de coração, posso fazer cirurgia plástica?” ou “Quem tem diabetes pode fazer cirurgia plástica?”.
Para ambas as perguntas, os cuidados de pré-operatório são os mesmos. Mulheres hipertensas, com problemas de coração ou diabetes, podem realizar a cirurgia caso essas doenças estejam sob controle.
Por exemplo, no caso do diabetes, a glicemia deve estar controlada. Pois, caso não esteja, as chances da cicatrização ser problemática é alta.
Sol antes de realizar a cirurgia plástica
Um dos cuidados pré-operatórios mais importantes é não tomar sol antes da plástica. Isso porque a exposição solar promove queimaduras de pele e favorece infecções.
Além disso, o sol prejudica as chances de ter uma boa cicatrização.
Tabagismo no pré-operatório
Um dos cuidados pré-operatórios exigidos é ficar sem fumar, pelo menos, nas duas semanas que antecedem sua cirurgia plástica.
O cigarro pode piorar a circulação, prejudicando a oxigenação do sangue. Além de formar uma má cicatrização do procedimento cirúrgico e aumentar o risco de trombose e embolia pulmonar.
Vale ressaltar, que essa é uma recomendação, assim como a exposição ao sol, que vai permanecer por algum tempo no pós-operatório da sua cirurgia plástica.
Estrias e cirurgia plástica
Esse é um dos cuidados de pré-operatório para cirurgia plástica que as mulheres mais se preocupam!
Ninguém deseja o surgimento de estrias na pele, por isso é preciso hidratar bem. O ideal é que você passe creme duas vezes ao dia, principalmente, na área a ser operada.
Na consulta médica o cirurgião vai analisar três fatores que podem causar estrias: o tamanho excessivo da prótese a ser implantada, a idade da paciente e se ela já tem estrias.
Será indicado pelo médico um creme para prevenir o aparecimento de estrias no pré e pós-operatório da cirurgia.
Descubra como surgem as estrias e aprenda a evitá-las no nosso Guia Completo sobre Estrias!
Conversar francamente com os médicos no pré e pós-operatório
Comunique ao seu anestesista a respeito do uso de qualquer medicamento, drogas ilícitas ou alergias a medicações e alimentos.
Em caso de dúvidas, não hesite em esclarecê-las.
Conheça a importância do médico anestesiologista, a avaliação pré-anestésica e tudo sobre a anestesia para cirurgia plástica. Clique no link!
No dia da cirurgia
Procure ficar o mais tranquila possível, pois você está muito bem acompanhada com sua equipe médica. E atente-se para que no dia você esteja:
- Sem esmalte na unha e sem maquiagem
- Sem joias, bijouterias, relógios e objetos de valor
- Com os exames, os seus documentos pessoais e com a guia de internação
- Com um par de roupas – leves e fáceis de vestir – para a sua saída do hospital
Também é recomendado que no dia da cirurgia você tome banho com sabonete neutro, lave os cabelos e seque bem.
Cuidados pós-operatórios de cirurgia plástica
Passada a etapa do pré-operatório, a cirurgia é realizada e, após receber a alta médica, a paciente vai para casa, tomando os devidos cuidados para preservar o resultado da cirurgia.
Vale ressaltar, que essa fase é uma das fases mais importantes e nenhum cuidado deve ser negligenciado.
Isso, é claro, se você realmente leva a sério o sonho de transformar o seu corpo e aumentar a sua autoestima.
Para você ter uma ideia do poder de transformação de uma cirurgia plástica, você pode conferir fotos e depoimentos de mulheres reais, no maior grupo com pacientes do Brasil.
O Dream Plastic – Plastica do Sonho.
Clique no banner abaixo e envie a sua solicitação. Responda as 3 perguntas de verificação (obrigatórias para não ser considerada uma conta fake) e prepare-se para ver os melhores antes e depois da cirurgia plástica!
Agora, conheça os cuidados pós-operatórios e dicas para passar por essa etapa com tranquilidade!
Inchaço e hematomas pós-cirúrgicos
Inchaço (também conhecido como edema) e hematomas são “efeitos colaterais” que surgem no pós-operatório da cirurgia, ou seja, são reações esperadas após o trauma cirúrgico.
Os anti-inflamatórios receitados pelo médico ajudam a aliviar e prevenir tanto o inchaço, quanto os hematomas.
Outros 2 fatores que ajudam a aliviar esses “sintomas”, acelerar a recuperação e melhorar o resultado da cirurgia plástica, são as sessões de drenagem linfática e o uso da cinta modeladora.
Saiba mais:
Cuidados no pós-operatório: drenagem linfática e cinta modeladora
Há cirurgias em que o médico vai receitar sessões obrigatórias de Drenagem Linfática (essa é uma das exigências para alguns pós-operatórios de cirurgia plástica).
A drenagem ajuda a reduzir o inchaço e evitar que surja fibrose, nodulações e irregularidades na pele.
Clínicas como a Dream Plastic oferecem internamente esse serviço que é realizado por uma equipe especializada em drenagem linfática de pós-operatório em cirurgia plástica, supervisionada por fisioterapeutas pós-graduadas em Dermato-funcional.
Em relação à cinta elástica, ela tem uma tecnologia avançada indicada para cirurgias plásticas como uma lipo de papada ou abdominoplastia.
Esse tipo de material minimiza o inchaço e ajuda seu corpo a pegar forma mais rapidamente.
Saiba mais no nosso conteúdo sobre a cinta modeladora!
Alimentos que devem ser evitados após a cirurgia
É indicado evitar fast foods, refrigerantes, carnes gordurosas, alimentos processados como presunto e linguiça, frituras e molhos prontos, já que esses alimentos podem interferir na cicatrização e na imunidade da paciente.
Além disso, é indicado manter uma dieta balanceada, com bastante ingestão de proteínas, vegetais, frutas e gordura boa.
Temos o conteúdo exclusivo sobre alimentação no pós, veja aqui!
Remédios após a cirurgia
No pós-operatório da cirurgia plástica, o cirurgião plástico vai receitar alguns medicamentos, como anti-inflamatórios, para aliviar a dor.
Remédios como antibióticos, somente devem ser utilizados com a autorização médica.
Já a sibutramina, por exemplo, não deve ser usada no pós-operatório (e muito menos no pré).
Isso porque alguma reação pode ser gerada, por conta de outros medicamentos que a paciente estará tomando devido a cirurgia plástica.
Vale ressaltar, que na consulta pré-operatória você deve contar ao médico todos os tipos de medicamentos que você toma, prevenindo assim eventuais complicações.
Tempo de uso da meia de compressão
As meias de compressão servem para prevenir e tratar a trombose, ajudando a estimular a circulação sanguínea.
Geralmente, é indicada para pacientes com predisposição genética a ter trombose.
O seu tempo de uso vai variar conforme as necessidades da paciente. Mas, em média, é recomendado o uso entre 10 e 20 dias após a cirurgia.
Roupas pós cirurgia plástica
Entre os cuidados pós-operatório, não há nada específico em relação à vestimenta após a cirurgia.
Porém, usar roupas leves e fáceis de vestir, vai te auxiliar na movimentação, prevenindo a necessidade de realizar movimentos bruscos.
Os quais podem causar problemas como o rompimento de pontos.
Dreno após cirurgia plástica
Um dos cuidados pós-operatório é o uso do dreno cirúrgico.
Ele ajuda a retirar o excesso de líquidos, reduzindo o inchaço e acelerando a recuperação.
É utilizado em cirurgias plásticas, como a lipoaspiração, a abdominoplastia e a mamoplastia redutora.
Seu uso é recomendado por cerca de 1 semana e é facilmente retirado com o auxílio da equipe médica.
Movimentos bruscos e carregar peso
Alguns movimentos podem forçar a cicatriz e prejudicar o resultado. Toda cicatriz recente é frágil e precisa de um tempo para se fortalecer.
Os cuidados pós-operatórios de cada cirurgia podem variar bastante, por exemplo, a paciente que fez uma abdominoplastia necessita andar curvada, com ligeira flexão do tronco e dar passos curtos. Isso por um período de 14 a 20 dias.
Já para aquelas que acabaram de colocar prótese de silicone a orientação é não movimentar os braços em excesso.
Por esses motivos, é necessário realizar uma pausa nas atividades físicas no pós-operatório. Durante o tempo indicado pelo cirurgião plástico.
Assim, evita-se o rompimento de pontos, deslocamento de próteses, sangramentos e até mesmo a necessidade de uma nova intervenção cirúrgica.
Exposição solar
A exposição ao sol é um dos fatores que poderá comprometer a cicatrização plena.
Ou seja, diminui as chances da cicatriz ficar imperceptível.
O período mínimo recomendado pelos médicos para evitar completamente a exposição ao sol é de 30 dias.
Antes disso, a paciente não deve ficar exposta, visto que, a cicatriz pode escurecer, além de surgirem manchas roxas e com efeitos irreversíveis ao redor do local.
Cuide-se bem
É importante tomar os medicamentos prescritos nos intervalos corretos e pelo período recomendado.
Não faça compressas quentes ou frias, não use pomadas, não tome chás ou ervas e nem medicações além das prescritas.
Não siga a sugestão de amigos, parentes ou vizinhos.
Siga todas as orientações passadas pela equipe médica
Infelizmente, muitas pacientes erram, deixando de seguir os cuidados do pós-operatório logo após que percebem um avanço na recuperação.
A ansiedade por querer voltar à rotina atrapalha muito nessa hora. Mas o resultado não evolui do dia para a noite.
Por isso é necessário seguir os períodos de repouso, já que um passo em falso pode atrapalhar todo o desempenho do processo.
Como ter um pré e pós-operatórios seguros?
Como você leu aqui hoje, são vários os fatores envolvidos nos cuidados de pré e pós-operatório de cirurgia plástica.
Vale a pena repetir que para ter um pré-operatório tranquilo, você precisa do suporte de uma equipe médica experiente e, para isso, é preciso escolher uma boa clínica de cirurgia plástica.
No link acima você conhece cada passo para escolher o melhor consultório médico, levando em consideração a experiência, segurança, resultado e preço. Descubra no link!
O pós-operatório da sua cirurgia também será influenciado pela escolha da clínica médica. Afinal, ela é a responsável por fornecer a estrutura de recuperação e equipe médica.
Veja abaixo como deve ser a estrutura de pós-cirúrgico para a sua recuperação ser segura, tranquila e sem dores de cabeça:
- Registro na ANVISA
- Materiais de primeira linha
- Seguir todas as regras de higienização
- Equipe médica ampla, com enfermagem, fisioterapia, cirurgiões plásticos e recepção
- Serviço de atendimento 24hrs
- Equipe de Ouvidoria para resolver impasses entre médico e paciente
Leve esse checklist em consideração na hora de decidir por uma clínica médica. Lembre-se: ele é fundamental para ter um resultado bonito, em uma cirurgia plástica segura.
Na Dream Plastic tudo é feito de forma simples, mas sem deixar a segurança de lado
A Dream Plastic é uma clínica de cirurgia plástica com mais de 16 anos de experiência, realizando o sonho de mulheres por meio da beleza.
Com mais de 45 mil sonhos realizados, criamos protocolos exclusivos para proporcionar um pré e pós-operatório rápido, seguro e descomplicado.
Para você ter uma ideia, realizamos 1.500 e 2.000 consultas de pós-cirúrgico todos os meses.
Você pode ler depoimentos de mulheres que passaram por uma cirurgia plástica na Dream Plastic no site do Google Reviews e, é claro, no nosso grupo fechado no Facebook.
É só clicar no banner abaixo:
Para conhecer a Dream Plastic profundamente e descobrir mais vantagens de operar com a gente, é só acessar o nosso conteúdo no link!
Descubra se a cirurgia plástica é para você
O primeiro passo para realizar uma cirurgia plástica é simples, fácil e sem compromisso algum.
Trata-se de passar em avaliação com um cirurgião plástico para descobrir se você tem a indicação de realizar uma cirurgia plástica e qual procedimento seria o ideal para o seu corpo.
Afinal, apenas um médico com experiência no assunto pode te dar essa resposta sem gerar incertezas.
Outro benefício de passar em consulta, é receber um orçamento de quanto ficaria o seu sonho e quais seriam as formas de pagamento para realizá-lo.
Se você acredita que está pronta para descobrir a resposta de cada um desses questionamentos, é só clicar no botão do Whatsapp no topo da tela e agendar a sua avaliação.
Te esperamos na Dream!