Crescimento das mamas nos homens é normal? Tem como diminuir?
Se você sofre com a mama masculina muito desenvolvida, com certeza já se perguntou isso em algum momento.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% dos homens passam por isso.
O problema é que na maioria das vezes, além do crescimento das mamas, que já é um grande desconforto estético para o homem, o aumento também traz uma sensação de inchaço e dor na região.
Isso é muito ruim, pois a característica é incômoda nas atividades cotidianas da pessoa e ainda pode atrapalhar outros hábitos, como por exemplo ir à praia, academia ou usar determinadas roupas, porque a maioria dos homens com as mamas grandes sentem vergonha dessa parte do corpo.
Por isso, se você está cansado do crescimento das mamas, de ter que escondê-las ou de sofrer com dores no local, siga conosco, pois iremos mostrar como diminuir a glândula mamária masculina.
- O que é o crescimento das mamas nos homens?
- O que deixa o homem com peito de mulher? Principais causas!
- Aumento das mamas masculinas devido a gordura no peito
- Quais os sintomas de crescimento das mamas nos homens?
- Como diagnosticar aumento no peito de homem?
- Como diminuir o peito masculino?
- Como é a cirurgia para diminuir o peito masculino?
- Como eliminar gordura da mama masculina?
- Como diminuir a mama masculina definitivamente?
- Faça a escolha certa!
O que é o crescimento das mamas nos homens?
O crescimento das mamas nos homens é caracterizado pelo aumento do peito e em alguns casos, por dores e desconfortos na região. O aumento da mama em homens pode ocorrer em diferentes momentos, na infância, na vida adulta e na adolescência. Principalmente neste último, por conta das mudanças hormonais da fase.
Cerca de 60% dos meninos entre 10 e 14 anos sofrem com aumento do peito. Porém, por ser um problema hormonal, tende a desaparecer até os 17 anos.
Além disso, nem sempre as mamas crescem igualmente. Pode ocorrer de aumentar apenas um peito.
O que deixa o homem com peito de mulher? Principais causas!
O crescimento das mamas nos homens pode ocorrer por causa de dois fatores: desenvolvimento excessivo da glândula mamária, por conta de distúrbios hormonais, como o estrogênio em alta quantidade ou por conta do acúmulo de tecido gorduroso devido ao sobrepeso.
Veja a seguir um pouco mais sobre as duas situações:
Aumento do peito devido ao crescimento da glândula mamária masculina
Todos os corpos (femininos e masculinos) possuem glândulas mamárias, órgão responsável por produzir leite. Nas mulheres, as glândulas são mais desenvolvidas, devido ao hormônio feminino, chamado de estrogênio.
Nos homens, a taxa de hormônio feminino é baixa, por isso as glândulas mamárias masculinas normalmente não são tão desenvolvidas, tendendo a permanecer imperceptíveis.
O peito grande em homem ocorre quando há um aumento do estrogênio. O hormônio aumenta o tamanho das glândulas mamárias, o que deixa o homem com o peito masculino inchado.
Esse crescimento é chamado de ginecomastia. Para saber se esse é seu caso, você deve avaliar alguns fatores, como as possíveis causas do desequilíbrio hormonal e seus sintomas.
Quais fatores podem aumentar o hormônio feminino?
Entre os principais fatores que deixam o homem com peito grande, por conta do aumento das glândulas mamárias, estão:
- Alterações hormonais comuns na juventude (nesses casos, a região volta ao normal logo após os 17 anos);
- Esteróides anabolizantes;
- Diminuição no nível de testosterona no organismo, em idade mais avançada;
- Tumores;
- Estresse;
- Alguns medicamentos com hormônios femininos;
- Tratamentos, como quimioterapia e radioterapia;
- Doenças que cursam com aumento de estrogênios e prolactina;
- Alguns tipos de antidepressivos;
- Hipertireoidismo.
Aumento das mamas masculinas devido a gordura no peito
A segunda principal causa do crescimento das mamas nos homens é a obesidade. O ganho de peso pode fazer com que a gordura peitoral aumente, deixando as mamas grandes e em alguns casos, moles e flácidas.
Contudo, essa não é uma condição exclusiva de pessoas acima do peso. O crescimento da gordura no peito também pode acometer pessoas que estejam no peso ideal e tenham mais predisposição a acumular gordura na região das mamas.
Esse aumento das mamas por gordura é chamado de lipomastia.
Os casos de lipomastia e ginecomastia exigem tratamentos diferentes, visto que não são os mesmos problemas. Porém, pode ocorrer do peito grande em homem acontecer pelos dois fatores: obesidade e disfunções hormonais.
Isso porque, a gordura corporal também promove aumento do estrogênio, o que leva ao aumento da glândula mamária. Neste caso, a forma de como diminuir a gordura do peito e da glândula, a solução é unir os dois tratamentos para peito grande.
Quais os sintomas de crescimento das mamas nos homens?
Os principais sintomas de aumento da mama em homens são: peito gordo, presença de caroço na região, vermelhidão, secreção, dores, sensibilidade, inchaços e sensação de pedra no peito do homem. Identificar os sintomas é importante para saber o que motivou o aumento das mamas e então, definir o tratamento adequado.
Pedra no peito
É normal sentir que há uma pedra na mama masculina, caso tenha tido o aumento do peito. Alguns homens acreditam que quebrar essa “pedra” na mão vai resolver, porém não é indicado apertar essa pedra no peito masculino. Pois, isso pode gerar infecções e sangramentos. A única forma de tirar a pedra do peito é com cirurgia.
Caroço no peito masculino
Geralmente, caroço no bico da mama masculina trata-se de um acúmulo de gordura. E, é comum que haja excesso de gordura no peito por sobrepeso. Porém, como pode ser confundido com câncer o ideal é fazer um exame de diagnóstico.
Portanto, ao verificar a existência de um caroço no peito masculino, procure um médico para fazer os exames necessários e eliminar as possibilidades de câncer.
Dor no mamilo masculino
Dor no peito masculino é um sintoma comum em “homens com peito de mulher”, como alguns chamam. Existem medicamentos para ginecomastia que podem minimizar o sintoma de mamilo masculino dolorido.
Porém, a única forma de eliminar completamente a dor no bico da mama masculina é com procedimento cirúrgico.
Mama masculina inchada
O homem pode ficar com o mamilo inchado por conta do aumento da glândula mamária ou devido ao aumento de gordura peitoral. Dependendo do caso, além de inchaço, podem surgir dores no local.
Como diagnosticar aumento no peito de homem?
Para diagnosticar o aumento do peito do homem, é preciso saber a causa dessa reação. Ao analisar os sintomas do crescimento e com um exame físico, às vezes pode ser pedido uma mamografia para confirmação, o médico já consegue diferenciar se é um caso de ginecomastia ou excesso de gordura.
Nas situações em que o paciente está com peito gordo e flácido mas não está dolorido, a maior probabilidade é que ele tenha gordura no peito. Agora, se os sintomas forem de inchaço, caroço ou pedra no peito e dor no mamilo, é provável que seja um caso de aumento da glândula mamária masculina.
Para cada uma dessas causas existe um tratamento diferente. Então, para ter um diagnóstico mais preciso o médico solicita exames de mamografia e ultrassonografia.
Tendo o resultado, o médico indica o tratamento correto para interromper o crescimento das mamas.
Como diminuir o peito masculino?
Existem diversos métodos que prometem diminuir o peito masculino, como remédios, exercícios, dietas e cirurgias para redução de mama em homens, como a ginecomastia e a lipomastia. Porém, alguns dos tratamentos para crescimento das mamas nos homens apenas inibem ou disfarçam o volume.
No caso do remédio, por exemplo, ele não acaba com o peito grande nos homens, apenas impede que o crescimento da região continue.
Dietas e exercícios
Dietas e exercícios para perder gordura corporal também podem ser uma alternativa para acabar com as mamas grandes.
Porém, elas só servem para homens que precisam queimar gordura do peito. Ou seja, se você teve aumento de glândula mamária, esse procedimento não será efetivo.
Cirurgia de redução de mama masculina
A cirurgia de redução de mama masculina é capaz de eliminar completamente qualquer foco de volume no peito, sejam eles causados pela glândula mamária ou por tecido gorduroso. O procedimento pode ser indicado em 3 ocasiões:
- Quando o aumento da mama é mais grave e está incomodando a pessoa;
- Caso o paciente tenha feito um tratamento que não trouxe resultado;
- Após 1 ou 2 anos de aumento das mamas, caso ocorra antes dos 17 anos ou após os 50.
Como é a cirurgia para diminuir o peito masculino?
Para diminuir o peito masculino grande, devido ao crescimento da glândula mamária, é possível realizar uma cirurgia. Nela, o médico faz pequenas incisões na parte inferior da aréola, retira a glândula e remove qualquer excesso de gordura ou pele. Por fim, fecha o local com suturas.
Como eliminar gordura da mama masculina?
A cirurgia para redução da mama em homens com excesso de gordura é a lipomastia. Primeiro, o cirurgião aplica um soro na região, o que deixa o tecido gorduroso mais maleável. Em seguida, com a ajuda de uma cânula, remove a gordura das mamas através de movimentos de vai e vem.
O procedimento de lipomastia então funciona como uma lipo tradicional.
Lembrando que, se o paciente estiver com aumento da glândula mamária e do tecido gorduroso, poderá fazer uma combinação de ambos os procedimentos.
Como diminuir a mama masculina definitivamente?
O método mais eficaz de perder a gordura do peito e eliminar a glândula mamária masculina é com a cirurgia plástica. Após a recuperação da cirurgia de redução de mama em homens, o paciente já poderá ver o resultado completo.
Os peitos estarão bem menores, sem indícios de que havia volume. Além disso, a cicatriz será praticamente imperceptível, visto que é feita na região da aréola.
Mas, as vantagens não acabam aqui, a cirurgia para diminuir a mama masculina melhora também os seguintes aspectos:
- Autoestima e segurança: não existirá mais vergonha por conta dos peitos grandes;
- Relações sociais e amorosas: diga adeus ao medo de ser julgado;
- Escolha de roupa: você poderá vestir a roupa que quiser, sem ter que ficar pensando em esconder a região do peito.
Faça a escolha certa!
Se você está cansado de ter os peitos muito grandes, deseja ter sua autoestima recuperada e não sentir vergonha de ficar sem camisa, pense na cirurgia plástica como uma solução para o seu problema.
Mas, antes lembre-se de passar em uma consulta médica para ter uma análise da causa do crescimento das suas mamas. Porque, pode ser um caso de desregulação de hormônios que levou a ginecomastia, ou uma situação de acúmulo de gordura.
De acordo com o fator que levou ao aumento do peito, é indicado um tratamento ou cirurgia diferente. Na Dream Plastic conseguimos te ajudar com essa questão!
Por isso, para saber como resolver o seu caso e se livrar do crescimento das mamas, entre em contato conosco e agende uma consulta com um de nossos médicos especialistas, basta clicar no ícone do WhatsApp.
Estamos te esperando!