Uma das principais dúvidas de quem coloca prótese de mama é: devo colocar silicone por cima ou por baixo do músculo?
Essa é uma decisão importante, pois reflete diretamente no resultado final da sua cirurgia.
Mas afinal, qual a diferença entre as técnicas?
Enquanto uma deixa seus seios mais naturais, a outra tende a deixar o antes e depois mais marcado e favorece o efeito bola que tanta mulher ama.
E para te ajudar a saber mais sobre qual a melhor técnica para você, a Dream Plastic reuniu mais de 17 anos de experiência e cerca de 22 mil cirurgias de silicone neste artigo!
Veja:
- Como ter um resultado natural?
- O que é silicone por cima?
- O que é silicone por baixo?
- O que é silicone subfascial?
- Relação entre câncer e o silicone abaixo ou acima
- Por cima ou por baixo, o que é levado em consideração nessa escolha?
- Abaixo ou acima do músculo, qual é a mais recomendada pelos cirurgiões?
- Cuidados antes de escolher a prótese por baixo ou por cima
- Como fazer a melhor escolha entre prótese Submuscular ou Subglandular?
Como ter um resultado de silicone natural?
Para ter um resultado de silicone natural é preciso considerar alguns fatores como o formato, o tamanho e a posição. Ou seja, será silicone por baixo do músculo, subfascial ou por cima do músculo. Normalmente, para quem busca um efeito mais natural, a prótese por baixo do músculo é a mais indicada.
No caso dos tamanhos de silicone, ele deve ser proporcional ao formato do tórax e ao volume mamário que a paciente tem. Assim, o tamanho fica mais harmonioso com o corpo e concede uma aparência de silicone natural.
É preciso considerar também o formato (tipos de prótese de silicone), sendo que na maioria das vezes, a prótese cônica é a mais adequada.
No geral, quanto maior for a prótese, mais longe da pele ela deve ficar. Isso quando você busca um resultado de aparência mais natural.
Como vimos, essa questão de silicone natural está relacionada a uma série de fatores. Mas a técnica, por cima do músculo, por baixo do músculo ou subfascial, é um dos mais importantes. A seguir vamos conhecer os detalhes de cada uma delas.
O que é silicone por cima do músculo?
O silicone por cima do músculo, também conhecido como prótese subglandular, é a técnica utilizada para colocar o implante abaixo das glândulas mamárias e por cima do músculo. Nessa opção ele fica bem próximo da pele, por isso a prótese de silicone por cima do músculo tem como principal objetivo deixar o colo bem marcado.
Outra característica marcante da subglandular é o fato de ter uma recuperação mais tranquila.
Quais as vantagens e desvantagens do Silicone Subglandular?
A principal vantagem da prótese de silicone por cima do músculo é o fato da recuperação ser mais tranquila. Além de deixar o colo mais marcado, quando esse é o objetivo da paciente.
Mas nem tudo são flores… O implante de silicone subglandular apresenta como desvantagem a contraindicação para mulheres muito magras e com a pele fina. Isso porque, nesse caso, pode acontecer o efeito rippling, quando a textura da prótese fica visível na mama.
Outra desvantagem é a possibilidade de flacidez, caso o implante escolhido seja muito grande. Saiba mais abaixo!
O que é o Efeito Rippling na prótese Subglandular?
O efeito rippling na prótese Subglandular é caracterizado pelo aspecto enrugado da pele da mama. Ao olharmos, temos a impressão de que as “dobrinhas” do implante estão visíveis, já que o silicone subglandular fica mais próximo da pele.
Mas, calma, essa condição é bem incomum!
Isso porque um cirurgião plástico experiente avalia as características de pele da paciente e o tamanho da prótese escolhida para indicar a melhor técnica e evitar esse tipo de situação.
Vale ressaltar que o efeito rippling não oferece risco à saúde, é apenas uma condição estética.
Além disso, só é constatado quando esse aspecto enrugado fica visível com a paciente em posição anatômica, ou seja, em pé com os braços para baixo e as palmas das mãos para frente. Com o corpo inclinado para frente não dá para avaliar.
Confira mais detalhes sobre os riscos da prótese de silicone!
Prótese por cima do músculo cai mais rápido?
Sim! Infelizmente, com o passar do tempo, a prótese por cima do músculo cai mais rápido. Não é algo que acontece da noite para o dia. Na verdade isso leva anos para acontecer e está muito relacionado com a qualidade da pele da pessoa. Há mulheres que têm tendência à flacidez. Ou seja, é uma questão genética.
Mas uma alimentação pobre em proteína e rica em carboidrato e açúcar pode ser um agravante dessa situação.
Outro fator para o silicone subglandular cair mais rápido é o tamanho da prótese. Por esse motivo, os médicos dificilmente recomendam tamanhos exagerados.
De qualquer forma, com ou sem prótese de silicone, a mama vai cair. É um efeito do tempo!
Como é o antes e depois do Silicone por cima do músculo?
No geral, ao buscar por referências de silicone por cima do músculo antes e depois, você encontra fotos de mulheres com o colo bem marcado. Sabe aquele efeito bola, com um decote bem sensual? Esse é o resultado da prótese subglandular. Ou seja, a projeção será bem maior!
Quer uma dica para encontrar resultados incríveis de silicone pela técnica subglandular – e até compará-los com o método por baixo do músculo? Participe de grupos fechados focados em cirurgia plástica.
Nesses locais as mulheres que já realizaram seus sonhos postam diariamente sobre sua experiência e mostram seus resultados. Com isso você consegue ter uma boa ideia de como fica o implante subglandular.
Aqui na Dream Plastic monitoramos o maior grupo fechado de cirurgia plástica, com mais de 110 mil mulheres que compartilham suas experiências e postam seus antes e depois. O grupo ainda é cheio de discussões incríveis, onde as meninas respondem as dúvidas de quem ainda está na fase de sonhar com o silicone.
Ah! O grupo é 100% feminino e monitorado para garantir a segurança e o conforto de todas. Clique no banner, responda 3 perguntinhas e participe!
Pós-operatório da prótese Subglandular
O pós-operatório da prótese Subglandular é famoso por ser bastante tranquilo, normalmente, está atrelado a uma recuperação mais rápida e praticamente sem dor.
Isso acontece porque não é preciso mexer no músculo para alocar o implante.
Ao optar pelo implante de silicone subglandular, a paciente sente, no máximo, o incômodo dos pontos.
CURIOSIDADE: A técnica Subglandular tem esse nome porque a prótese fica alocada atrás das glândulas mamárias.
O que é silicone por baixo do músculo?
O silicone por baixo do músculo, também conhecido como intramuscular, submuscular e até retromuscular, é a técnica na qual o cirurgião levanta o músculo peitoral para inserir o implante. Com a prótese submuscular, há uma camada a mais de cobertura, por isso o resultado do silicone intramuscular fica mais discreto.
Porém, o pós-operatório tende a ser mais dolorido, já que é preciso mexer no músculo.
Quais as vantagens e desvantagens da prótese submuscular?
Uma das principais vantagens da prótese submuscular é o resultado mais discreto. Ou seja, é a técnica ideal para quem não quer um colo tão marcado. Além disso, com o silicone por baixo do músculo, a flacidez tende a ser menor com o tempo.
Outra vantagem é para quem tem a pele mais fina. O silicone submuscular gera uma camada a mais de tecido para cobrir o relevo do implante.
Assim ele não fica tão próximo da pele, evitando aquele efeito rippling.
A recuperação da prótese por baixo do músculo é considerada uma desvantagem, pois costuma ser mais dolorida. Saiba mais abaixo!
Um segundo ponto negativo é a possibilidade do efeito dupla bolha. Nele, o silicone fica no lugar, mas a pele cede.
O que é o Efeito dupla bolha?
O efeito dupla bolha, também conhecido como efeito Snoopy, é quando a pele da mama fica flácida e cede por cima da prótese, que permanece alta, no local original de colocação. Isso acontece com a prótese por baixo do músculo, pois ela está fixa na camada muscular e não cai.
A pele, no entanto, não tem esse “apoio”, gerando a condição de dupla bolha no silicone. O resultado é uma aparência alongada e desarmônica.
E, há vários motivos para isso acontecer, como:
- Idade
- Genética
- Gestação
- Oscilação de peso
Mas calma! Esse efeito bolha silicone é bem raro. E, se acontecer, vai levar muito tempo. Já que está muito ligado ao processo de envelhecimento da pele.
Como é o antes e depois do silicone por baixo do músculo?
As imagens de silicone por baixo do músculo antes e depois tendem a ser mais discretas. Isso porque, ao optar pelo silicone intramuscular, o resultado não será aquele efeito bola.
Mas isso não quer dizer que nem vai parecer que você tem peito. Pois seu decote fica tão lindo quanto na técnica de implante de silicone por cima do músculo. Tudo é uma questão de gosto!
Como é a recuperação do silicone por baixo do músculo?
A recuperação de quem coloca silicone atrás do músculo costuma ser mais dolorosa. Porém não é nada absurdo! É uma dor inflamatória muscular que deve ocorrer apenas na primeira semana e pode ser controlada com analgésicos.
SAIBA MAIS!
A prótese submuscular fica alojada entre duas partes do tecido muscular. Por isso, durante a cirurgia de Mamoplastia de Aumento o médico separa o músculo do peitoral maior (camada mais superficial) do menor.
Basicamente, eles estão localizados um embaixo do outro e o implante é inserido entre os dois. Essa manobra torna o procedimento mais invasivo e, consequentemente, com mais incômodo na recuperação.
Qual o tempo de cirurgia e de recuperação do silicone atrás do músculo?
Apesar do trabalho extra, o tempo para colocar o silicone intramuscular não altera muito em relação ao submuscular. No máximo 10 ou 15 minutos.
A duração da cirurgia está diretamente ligada à experiência do médico.
Um cirurgião plástico com a experiência de milhares de próteses de silicone colocadas, como os da Dream Plastic, leva cerca de 40 minutos. Já um médico recém-formado pode gastar 1 hora e meia.
Ao optar pela prótese de silicone submuscular, recuperação total não é impactada significativamente, pois é um processo inflamatório natural e requer tempo como qualquer outro
Saiba mais sobre a Recuperação da Prótese de Silicone!
Faixa prótese submuscular
Um diferencial do pós-operatório de quem coloca prótese de silicone por debaixo do músculo é a possibilidade de usar uma faixa sobre as mamas.
A faixa de prótese submuscular serve para baixar os implantes recém-colocados. Isso porque a prótese submuscular tende a ficar mais alta no início do pós-operatório.
O silicone atrás do músculo fica solto?
Há quem diga que, depois de colocar o implante de silicone submuscular, ao contrair o músculo involuntariamente ou numa atividade física, a prótese se mexe. O que causaria um desconforto físico e estético.
Mas isso é mentira! O silicone atrás do músculo não se mobiliza, pois após cerca de 3 meses, o organismo cria uma cápsula no entorno do implante. É como se fosse uma raiz que prende a prótese no lugar.
Se mexer, o motivo é outro! Por exemplo, se a paciente sentir o silicone “dançando” é porque o local que ele está inserido é maior do que o necessário. Algo que só acontece quando o cirurgião é muito inexperiente.
Outro motivo é quando a paciente faz esforço brusco com os braços na fase inicial da recuperação.
O que é silicone subfascial?
O silicone subfascial, ou silicone dual plane, como também é conhecido, é uma posição intermediária entre a prótese submuscular e a subglandular. Nessa técnica o implante é colocado atrás das glândulas mamárias e de outra camada chamada fáscia da musculatura. Por isso, o resultado fica evidente, mas não tão marcado como a prótese de silicone por cima do músculo.
É um método mais recente e que exige um cirurgião plástico com bastante experiência.
Quais são as vantagens e desvantagens do silicone dual plane?
O silicone dual plane tem a vantagem de combinar o melhor de dois mundos. Nela, a prótese fica bem sustentada na fáscia do músculo, ou seja, tem menos chances de ceder com o tempo. Ao optar pelo subfascial, a recuperação também tende a ser mais tranquila, já que não será necessário mexer diretamente no músculo.
Não há desvantagens na prótese subfascial. Mas aí você deve estar se perguntando, “então porque todo mundo não coloca o silicone dual plane?”
Isso não acontece porque cada mulher tem objetivos e características diferentes. No caso de quem sonha com um colo bem marcado, o implante de silicone subglandular é o mais indicado.
Já para quem tem a pele muito fina ou histórico de câncer (falaremos sobre isso abaixo) o ideal é a prótese submuscular.
Mamoplastia Híbrida com prótese subglandular é indicada?
Para evitar a colocação da prótese de silicone intramuscular, há médicos que sugerem um procedimento chamado de Mamoplastia Híbrida com implante de silicone subglandular. Nele, a prótese é alocada pela técnica subglandular e o médico enxerta gordura da própria paciente ao redor.
A promessa é um contorno mais natural, capaz de deixar o silicone camuflado, evitando o efeito rippling, e com menos dor.
Será? Muita calma nessa hora…
Se alguém sugerir isso para você, tenha muito cuidado, pois provavelmente é um médico inexperiente e/ou sem especialização em cirurgia plástica.
Fazer enxertia em mama é uma grande roubada!
Isso porque boa parte da gordura aplicada é absorvida pelo organismo. A quantidade varia entre 40% e 60% e, pior, o volume absorvido pode ser diferente para cada seio. Ou seja, há um grande risco das mamas ficarem desiguais!
Qual a relação entre câncer e o silicone abaixo ou acima do músculo?
Mulheres com histórico de câncer de mama podem colocar prótese de silicone sem nenhum problema. O implante não causa e nem prejudica em nada o diagnóstico da doença, independente de ser por cima ou por baixo do músculo. Porém se você já teve ou tem casos de câncer de mama na família, o cirurgião plástico indica o implante de silicone intramuscular.
Isso porque, se o câncer se desenvolver e for necessária uma biópsia ou a retirada de algum nódulo, não será necessário mexer no implante.
Ao colocar o silicone pela técnica subglandular, ele fica próximo das glândulas mamárias e, muitas vezes, no caminho da biópsia, por isso é necessário a sua retirada.
Após a mastectomia, devo colocar silicone embaixo do músculo ou em cima?
Mulheres que passam por uma mastectomia costumam fazer a Mamoplastia de aumento submuscular. Isso porque é retirado todo ou boa parte do tecido mamário, restando apenas pele.
E, não dá para colocar o implante apenas abaixo da pele, já que não haveria sustentação suficiente.
Silicone por cima ou por baixo do músculo, o que é levado em consideração nessa escolha?
No geral, o principal fator levado em consideração para escolher silicone por cima ou por baixo do músculo é o objetivo da paciente.
É claro que há critérios técnicos para definir se o melhor é colocar uma prótese submuscular, subglandular ou subfascial. Mas o fato de você querer um colo mais marcado ou não será determinante para essa escolha.
Além da sua expectativa de resultado, o médico analisa características como:
- Espessura da pele
- Diâmetro do tórax
- Tamanho das mamas
- Histórico de câncer de mama
Com isso ele consegue definir se é melhor colocar prótese pela técnica subglandular, usar um plano intermediário (prótese subfascial) ou optar pelo silicone por baixo do músculo.
Comparativo entre a prótese de silicone por cima do músculo e a prótese por baixo do músculo
Silicone por Baixo do Músculo | Silicone por Cima do Músculo |
Resultado discreto | Resultado bem marcado |
Recuperação mais dolorida | Pós-operatório tranquilo |
Menos tendência à flacidez | Tendência à flacidez |
Indicado para quem tem a pele fina | Não recomendado para quem tem a pele muito fina |
Possibilidade do efeito dupla bolha | Possibilidade do efeito rippling |
Silicone abaixo ou acima do músculo, qual é a mais recomendada pelos cirurgiões?
Não pode existir uma preferência do médico por colocar um implante subglandular, submuscular ou até mesmo da técnica dual plane. Isso porque a necessidade da paciente sempre deve estar em primeiro lugar.
Se a mulher quer um efeito marcado, ela não tem histórico de câncer e a característica da sua pele permite isso, não tem o que discutir, coloca o silicone por cima do músculo.
Tem médico que vende um discurso de que a prótese de silicone pela técnica subglandular é a melhor, que fica num plano anatômico natural da mama…
Fuja dessa armadilha! Pois só um cirurgião com pouca experiência tenta empurrar uma técnica só porque é mais fácil.
Cuidados antes de escolher a prótese por baixo do músculo ou por cima
Para não errar na escolha de onde colocar a prótese, o principal é contar com um ótimo médico. Já que essa decisão é avaliada por ele.
Dois pontos cruciais para escolher o melhor profissional são: experiência e título de especialista.
Cirurgiões plásticos com milhares de procedimentos realizados são os melhores!
Isso porque eles têm o conhecimento aprimorado e a vivência necessária para indicar e aplicar a melhor técnica. Seja ela Submuscular, Subglandular ou o silicone Subfascial.
Além disso, é essencial que o médico tenha título de especialista em Cirurgia Plástica pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Eles são os mais responsáveis e capacitados tecnicamente.
Clique no link e saiba mais sobre como escolher o melhor cirurgião plástico!
ALERTA: médicos sem o título de especialista da SBCP NÃO podem fazer cirurgia plástica. Ou seja, se deparar com um desses, fuja! Pois antes mesmo de conhecê-lo você já vai saber que ele é um profissional antiético.
Ao escolher um cirurgião plástico experiente com os tipos de colocação de prótese de silicone, você NÃO CORRE O RISCO de…
- Colocar seu silicone com a técnica errada e não ter o resultado esperado
- Ser atendida por alguém que dificilmente terá a capacidade de finalizar bem o processo da sua cirurgia
- Ficar a mercê de alguém sem o conhecimento necessário para que você tenha uma experiência tranquila do pré até o fim do pós-operatório
Para evitar esse tipo de situação, a Dream Plastic investe há 17 anos nos melhores cirurgiões plásticos do Brasil.
São médicos com a experiência de milhares de cirurgias realizadas e com um nível de satisfação altíssimo!
98% das nossas pacientes estão felizes com seus resultados!
Como fazer a melhor escolha entre prótese de silicone Submuscular ou Subglandular?
O assunto realmente gera muitas dúvidas e discussões. Mas é importante ressaltar que nenhuma técnica é melhor que a outra.
Mesmo porque se uma fosse a melhor, seria a única utilizada. As demais estariam descartadas. A mamoplastia de aumento submuscular tem seus prós e contras. Assim como a prótese subglandular.
O silicone dual plane até pode parecer a melhor opção, mas isso só para algumas pessoas.
Os tipos de colocação de prótese de silicone existem para se adequarem às necessidades e características de cada paciente. Se tem a pele fina ou histórico de câncer, se deseja mais marcado…
E como dissemos acima: o importante é ter a ajuda de um cirurgião plástico experiente que saiba exatamente qual a melhor opção para o SEU caso. Um exemplo são os cirurgiões da Dream Plastic que já realizaram mais de 22 mil cirurgias de prótese de silicone.
Por conta de toda essa experiência e de tantos diferenciais que a Dream é a clínica mais recomendada pelas mulheres!
Descubra qual o melhor tipo de colocação de silicone para você: Agende uma consulta sem compromisso com um de nossos cirurgiões!
Para isso é bem fácil, basta clicar no ícone do WhatsApp no canto superior da tela e transformar o seu sonho em realidade.